Início Últimas Notícias        Votorantim, 19 de fevereiro de 2020  -   11:30:53                                 
Últimas Notícias
Atividade física melhora a saúde e alivia o stress PDF Imprimir E-mail
Sex, 13 de Novembro de 2009 13:33

Com o objetivo de melhorar a postura, a parte respiratória, o equilíbrio e o controle de stress, entre outros benefícios, duas vezes na semana um grupo de mulheres se encontram para a prática da atividade física realizada gratuitamente pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, no centro esportivo Cermag, no Rio Acima, em Votorantim. Elas são donas de casa e encontram na atividade física uma maneira de aliviar o stress do dia-a-dia, uma das participantes é Aparecida Moisés de Oliveira de 55 anos.

“Participo há dois anos, minha saúde agora é outra, não dormia a noite, era muito agitada. Depois que comecei a freqüentar as aulas minha vida mudou”, revela. Ela explica ainda o quanto às aulas de yoga também melhorou sua saúde. “Hoje tenho mais disposição para arrumar a casa e cuidar da família. A atividade física rejuvenesce, melhorou até minha pele. Estou até me sentindo mais jovem”, finaliza.

Outra aluna é Maria Ap. Valeni, de 59 anos, participante há dez anos. Começou com aulas de ginástica, depois passou para o tai-chi-chuan e atualmente faz yoga. “Eu era uma pessoa stressada, tinha insônia, além das dores no corpo principalmente nos ombros”. Maria contou também que nas aulas aprendeu as técnicas de relaxamento por meio da respiração. “Pratico em casa à noite e assim durmo mais tranqüila. Essa atividade faz parte da minha vida”, acrescentou.

Outro depoimento é de Marilda de Fátima Funes de 45 anos. Ela relata que foi vítima de um assalto e devido a ação ficou traumatizada afetando seu dia-a-dia. “Entrei em depressão comecei a tomar vários remédios e só fui piorando, até que uma amiga me convidou a participar das aulas”, Já faz 6 meses que Marilda frequenta a atividade. “Isso aqui é uma terapia. A yoga trabalha o corpo e a mente, era o remédio que eu precisava. Meu médico me deu os parabéns pelo estado em que eu me encontrava e como estou hoje”, fala. E acrescenta “A família foi a primeira a notar a diferença. Estou muito satisfeita com o resultado”.

Segundo o professor de Educação Física e pós graduado em Yoga pela FMU de São Paulo, as aulas contam com cerca de 40 participantes, que variam de 30 a 60 anos. Para ele a atividade além de aliviar o stress traz uma série de outros benefícios a saúde como a melhora na respiração, postura, concentração, auto-estima, equilíbrio emocional, entre outros. “É uma técnica milenar. Nas aulas são trabalhadas as técnicas de respiração e postura”, contou.

As aulas de yoga também são realizadas nos centros comunitários ou associações de amigos e bairros do Serrano II, Parque Bela Vista, Jardim Clarice, Cermag, Jardim Toledo, Vila Garcia e Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro.

“A aula permite ainda ao praticante controlar a ansiedade e o nervosismo, além do relaxamento”, conclui.

Mais informações com a Secretaria de Esportes e Lazer, pelo telefone 3353-8674.

 
Saae promove a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 16:21

A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Saae de Votorantim, estará realizando na próxima semana de 16 a 19, a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

O evento contará com palestras, sendo realizadas das 14 às 16 horas, no Auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, no bairro da Chave.

Conforme a programação na segunda-feira (16), a palestra terá o tema “Diabetes, Hipertensão e Colesterol”; na terça-feira (17), “O Meio Ambiente no Trabalho”, na quarta-feira (18), “Prevenção contra Acidentes Domésticos” e na quinta-feira (19) “Acidente Ocular”.

Todos os funcionários da autarquia estão sendo convidados a participar.

 
Estão abertas as inscrições para oficinas de vídeo e cinema e palestras do CineFest Votorantim PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 16:21

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de cinema e vídeo e palestras do 6º CineFest Votorantim, que acontece de 13 a 22 de novembro, em Votorantim. Para esta edição, estão programadas quatro: “Como Editar Seu Vídeo Num Nível Profissional”, com Leandro Alamino; “Todos os Aspectos Com Experimentação Prática da Fotografia em Película”, com Filipe Salles; “Direção Para Cinema e Vídeo”, com Henrique Coura; e “Experimentando a Direção de Arte”, com Poliana Moura.

 

Sábado e domingo (dias 14 e 15), das 13h às 17h, acontecem os workshops com Leandro Alamino. São apenas 20 vagas. Segunda e terça-feira (dias 16 e 17), das 10h às 17h, acontecem as aulas com Felipe Salles. Estão sendo oferecidas 20 vagas.

 

Dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira), das 13h às 17h, é a vez da oficina de direção cinematográfica com Henrique Couras, com 25 vagas. E dias 21 e 22 de novembro, das 14h às 16h, serão realizadas as oficinas de Direção de Arte com Poliana Moura, para apenas 20 interessados.

O evento terá ainda duas palestras: na quarta-feira, dia 18, Agnelo Fedel falará sobre “O Mito de Bom Malandro na Chanchada Brasileira”. No mesmo dia, mas das 16h às 17h, Ricardo Zani abordará o tema “Um Carnaval Buñuelesco: Uma Aurora ao Entardecer”.

 

Todas as atividades são gratuitas mas os interessados devem fazer suas inscrições na Secretaria Municipal de Cultura de Votorantim, que fica na Av. Moacir Oséias Guitte, 41, em Votorantim, no Aquário Cultura. Mais informações pelo telefone (15) 3353.8669 ou através do site www.cinefestvotorantim.com e pelo twitter (www.twitter.com/cinefestvot) 

 

 
Comas cadastra ambulantes para show na praça PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 16:19

As pessoas interessadas em comercializar produtos comestíveis na praça de eventos “Lecy de Campos”, no próximo dia 22, durante a realização do evento da Rádio Vanguarda, deverão comparecer a Comas (Comissão Municipal de Assistência Social), somente na segunda-feira (16), no horário das 9 às 12 horas.

A Comas atende à avenida Reverendo José Manoel da Conceição, 461, no Centro, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3243-3038.

 
Projeto “Profissões” envolve estudantes do São Matheus PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 16:19

Com o objetivo de dar oportunidade aos alunos no contato com diversos profissionais a fim de conhecer suas profissões e o caminho a ser seguido para exercê-las, além de valorizar a importância dos estudos em qualquer profissão. Desta forma a escola municipal “Profª Patrícia Maria dos Santos”, no Jardim São Matheus, encerrou no sábado (07) o “Projeto Profissões” realizado na unidade escolar desde o mês de fevereiro, com o envolvimento de cerca de 60 estudantes das 4ª séries que freqüentam as aulas em período integral.

O evento contou com a participação dos entrevistados que na oportunidade foram homenageados. O resultado em sala de sala também possibilitou uma exposição com fotos, caricaturas, textos e desenhos elaborados pelos estudantes.

Durante o projeto foram entrevistados engenheiro, jornalista, terapeuta ocupacional, bombeiro, motorista, cabeleireira, coletor de lixo, enfermeira, policial, veterinária, dentista, cantor, jogador de futebol, médico e a última entrevista ocorrida na sexta-feira (06), com um escritor.

Para o desenvolvimento do projeto a cada 20 dias os alunos entrevistaram um profissional diferente e a semana que antecedia a entrevista os estudantes juntamente com a professora conversaram sobre a profissão e organizavam as perguntas que fariam sobre o profissional e na seqüência produziam um texto coletivo no qual todos participavam redigindo sobre o entrevistado e dados sobre a profissão. No final produziram um fichário com a descrição da profissão que pretendem seguir.

Para a diretora Andréia e a coordenadora do projeto Magda a iniciativa propiciou uma interação entre os alunos. Disseram ainda que o contato entre os estudantes e os profissionais foi importante, serviu para despertar o interesse deles na profissão que vão escolher. “É preciso levar atividades criativas para a sala de aula para despertar o interesse deles no dia-a-dia” disse a diretora. Magda disse que a iniciativa propiciou o conhecimento das diferentes áreas. “Essa atividade foi um sucesso. Os entrevistados deixaram uma mensagem significativa e os depoimentos só acrescentaram as expectativas das crianças”, concluiu.

 
Começa nessa sexta, dia 13, o 6º CineFest Votorantim PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 16:13

Evento terá 66 participantes, três longas nacionais inéditos, oficinas de cinema e vídeo, mostras paralelas em bairros e “première” de documentário sobre Francisco Beranger.

 

Tem início nessa sexta, dia 13,  e segue até o dia 22 de novembro o 6º CineFest Votorantim, a maior mostra competitiva do interior de São Paulo. Neste ano, 66 curtas-metragens concorrem aos prêmios em dinheiro de Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação e Melhor Vídeo Regional. Também será outorgado o prêmio de Melhor Vídeo por voto popular.

 

De acordo com Marcelo Domingues, curador da mostra, esta edição bateu recordes de trabalhos inscritos. Ao todo, 420 curtas se inscreveram no evento.

 

Além da Mostra Competitiva, que acontecerá no Teatro Municipal “Francisco Beranger”, o festival também contará exibições em espaços públicos e alternativos como projeções em escolas e cadeia pública de Votorantim. Um dos destaques é a Mostra “Curtas nos Bairros” com a apresentação de curtas nos bairros da cidade em tendas especialmente montadas para a projeção.

 

O CineFest Votorantim também será palco de lançamento do documentário “Berenger - Uma Vida na Tela”, cinebiografia do votorantinense que dedicou grande parte de sua vida ao cinema, Francisco Beranger. O filme tem direção de Marcelo Domingues e é uma produção do Núcleo de Audiovisual de Votorantim.

 

Canal Brasil em Votorantim

 

Ao contrário dos anos anteriores, nesta versão o festival ganhou mais cinco dias de competição (antes eram apenas cinco). Hoje, amanhã (14) e domingo (15), o CineFest exibirá apenas documentários selecionados (veja a programação completa de hoje no anexo). A mostra segue na terça-feira só com exibições de vídeos feitos pelos diretores da região. De quarta a sábado, serão exibidos os demais trabalhos e quatro longas em caráter “hors-concours”.

 

Esse número surpreendente de participantes, segundo o curador é o reflexo da importância que o evento vem adquirindo nestes seis anos. “Em seis anos, o festival de curtas-metragens de Votorantim tornou-se referência entre os realizadores de curtas pela boa organização e infra-estrutura que a Prefeitura nos dá. Com isso, o evento se consolida como um dos mais importantes do país recebendo inscrições de trabalhos de alto nível, alguns com prêmios em festivais similares maiores realizados na principais capitais do país”, diz Marcelo Domingues.

 

O interesse pelo festival é tanto que até o Canal Brasil, rede de TV à cabo, está deslocando uma equipe para cobrir o evento projetando o município de Votorantim para todo o Brasil.

 

Longas nacionais

 

Três longas nacionais serão atrações extras dentro do 6º CineFest Votorantim. Os longas-metragens serão exibidos logo após as apresentações do vídeos que participam da competição.

Para esta edição, o curador de longas, o jornalista Gai Sang, selecionou importantes filmes, todos inéditos na região: “FilmeFobia”, de Kiko Goifman, “O Grão”, do cineasta cearense Petrus Cariry, e o documentário nacional mais premiado deste ano no país, “Loki - Arnaldo Baptista”.

Fora tudo isso, o curador e também diretor Marcelo Domingues destaca as oficinas de vídeo que acontecerão paralelamente a Mostra Competitiva que são destinadas aqueles que tem interesse em conhecer a linguagem da construção de um filme. Todas as quatro oficinas oferecidas são gratuitas mas limitadas a um número de participantes. As inscrições para essas oficinas já estão abertas.

 

Outras informações sobre as atividades, a programação completa e dias de exibição e os módulos dos workshops

poderão ser obtidas através dos sites www.cinefestvotorantim.com e www.culturavotorantim.com.br e também pelo Twitter (www.twitter.com/cinefestvot). Para se inscrever nas oficinas de cinema e vídeo os interessados devem ir até a Secretaria de Cultura de Votorantim (Av. Moacir Oséias Guitte, 41) ou pelo telefone (15) 3353-8669.

 

O 6º CineFest Votorantim é uma realização da Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura do Município. Apoiadores: SESC Sorocaba, Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual, Secretaria da Cultura do Estado São Paulo, AAVV - Associação Cultural de Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger, Votorantim TV Canal 10, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Abaçai, Via Oeste e Canal Brasil.

 
Escola realiza campeonato para incentivar o esporte PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 14:12

Com as atenções voltadas a prática esportiva, a unidade escolar de Ensino Infantil e Ensino Fundamental “Maria Helena de Moraes Scripillitti”, no bairro Votocel, promoveu no sábado (07), um campeonato com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma atividade diferenciada durante o período de reposição das aulas. O incentivo da prática desportiva favoreceu o trabalho em equipe, a solidariedade, a autonomia e o cumprimento das regras.

A atividade envolveu a comunidade para dentro da escola que também incentivou os alunos a participarem dos jogos como foi o caso do pai de aluno e membro da APM Ataíde da Silva. Além dele os alunos contaram com o árbitro de futebol Anderson dos Santos que disponibilizou o dia para atender o evento.

O campeonato contou com a participação de 12 times formados pelos estudantes da escola, de acordo com a faixa etária. Como de esperado os jogos foram equilibrados sendo muito disputados pelas equipes.

No final houve premiação, e todos os jogadores receberam uma medalha de participação.

“Agradeço a todos pela colaboração e principalmente pelo incentivo aos estudantes, pois o êxito do evento só foi possível através do trabalho em equipe”, ressalta Fábio Henrique da Silva, diretor da unidade escolar.

 
Workshop do Dia da Gestante reúne 270 grávidas PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 14:05

Um bate papo descontraído entre gestantes e profissionais da área de saúde. Desta forma a Prefeitura de Votorantim, realizou nesta quarta-feira (11), nas dependências do Salão Social do Sesi, o Dia da Gestante, que contou com workshop e programação especial. O evento reuniu cerca de 270 gestantes que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde de Votorantim. A meta foi esclarecer as dúvidas e conscientizar quanto a importância do pré-natal.

O prefeito municipal e a presidente da Comas estiveram prestigiando o evento que é de suma importância para as gestantes e para o município no que diz respeito a diminuição dos riscos de mortalidade infantil. A Comas juntamente com a Saúde entregam cerca de 600 kits de enxovais para bebês e gestante.

O evento também contou com a presença de médicos, dentistas, ginecologistas, enfermeiros, fisioterapeuta, pediatras, nutricionistas e assistentes sociais, que esclareceram as dúvidas quanto o desenvolvimento da gestação parte puorpero, cuidados com o recém-nascido, além de estímulo à amamentação e cuidados com higienização, entre outros.

Houve também momento de entretenimento com a presença de cabeleireiros, esteticista e uma farmácia de manipulação que abordou os cuidados com a pele no período de gestação.

Para a gestante Juliana da Silva, 18 anos, grávida de cinco meses e mãe de primeira viagem, o encontro foi precioso. “Recebi orientação, tirei algumas as dúvidas sobre amamentação e também vou me cuidar mais. Valeu a pena estar aqui hoje”, disse.

Outra participante que está gestante pela primeira vez é Marli Bustos, de 33, grávida de 7 meses, aproveitou para esclarecer alguma dúvida. “Aprendi muito aqui, Penso na hora do parto, espero que seja normal devido a recuperação ser mais rápida. O encontro me ajudou muito, serviu para esclarecimentos e elevar nossa alta-estima com a presença de cabeleireiros e esteticistas. Estou satisfeita”, comentou.

As dúvidas também foram esclarecidas para quem já é mãe, como é o caso de Sueli de Moraes, que tem 7 filhos. “Se engana quem pensa que mãe não tem duvida, tem sim, pois uma gestação não é igual a outra”, contou Sueli que espera seu bebê para o próximo mês. Ela contou também que teve seis filhos de parto normal e uma cesária. “Durante a gestação devemos nos alimentar bem e nos prepararmos para estar bem na hora do parto e depois para cuidar do bebê”, completou.

 
Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente tem nova diretoria PDF Imprimir E-mail
Qui, 12 de Novembro de 2009 13:57

O prefeito de Votorantim empossou os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11), no gabinete do Paço Municipal.

Durante o encontro houve a apresentação dos novos integrantes que tem como função, tomar decisões sobre a política na área da criança e do adolescente, além de exercer o controle social, cadastrar e registrar os serviços e articular com os demais conselhos, como saúde, educação, entre outros.

O prefeito falou da importância do CMDCA para o município no desenvolvimento de suas ações. “A grande prioridade desse governo é o jovem, entre as ações realizadas, já para o próximo ano, estaremos implantando em dez pontos da cidade o Espaço Jovem, que contará com informática, biblioteca e cursos profissionalizantes do Prociq”, destacou.

Fazem parte da nova gestão do Conselho Municipal: Do Poder Judiciário, Nelson Camargo (voluntário de Menores do Juízo). Das entidades, Sandro Amaro da Silva (ADV - Viva Legal) que assumiu a presidência da nova gestão; Rafael Pereira Alves (Casa do Adolescente), como vice-presidente; Danilo Augusto Fernandes Cruz (FAJAC) secretário; Odete Antonio (Centro Comunitário Pe Luiz Scrosoppi), 2ª secretária; Mário Luiz Nieri (Criança do Amanhã) tesoureiro; Dóris da Silva Teixeira (Associação Luar do Jd. Novo Mundo) e Silmara Walter Pereira Xavier de Moraes (Casa de Belém).

Representantes do Poder Público Municipal: Wilma Aparecida de Cristo da (Secretaria de Finanças) como 2ª tesoureira; Eunice Garcia Conegero (Secretaria de Governo); Cíntia Regina (Secretaria de Saúde); Oswaldo Vieira de Barros (Secretaria de Educação); Sueli Milan Cavalheiro (Secretaria de Cidadania e Geração de Renda), Mislene Neves (Secretaria de Esportes e Lazer) e Lucélia Ferrari (Secretaria de Meio Ambiente).

 
Alunos da rede municipal participam do projeto Criança Ecológica PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 19:04

A prefeitura Municipal de Votorantim por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação promoveram neste segundo semestre, a visita de algumas crianças aos parques situados na capital Paulista. Trata-se do projeto Criança Ecológica, uma das novas diretivas do Município Verde, que atende crianças de 8 a 10 anos, de todo o Estado de São Paulo.

Participaram do projeto as escolas: EMEF “Dides Crispim”, EMEIEF “Izabel Fernandes Pedroso”, EMEF “Walter Rocha Camargo”, EMEIEF “Gerson Soares de Arruda”, EMEF “Mercedes Santucci”, e a EMEIEF “Antônio Marciano”, que ainda deve participar. As crianças estão recebendo informações de aquecimento global, desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas, uso racional da água e muitos outros termos ecológicos, presentes no cotidiano das pessoas. O projeto tem o objetivo de sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Agendas ambientais, determinadas por cores e temas – Azul (água), Verde (fauna e flora), Cinza (poluição), e Amarela (aquecimento global e educação para a vida) – são o trajeto para interação com as atividades ambientais.

Cinco espaços na capital Paulista – o Parque Villa Lobos, o Parque Ecológico do Guarapiranga, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o Jardim Botânico e o Pomar Urbano – foram escolhidos para colocar “a meninada” em contato com a natureza e com os ensinamentos ambientais.

Para preparar os alunos para as atividades que serão desenvolvidas, os professores que participaram do projeto tiveram acesso a materiais didáticos com conteúdos que tratam a temática de cada agenda. Após a visita, as crianças receberam um livro intitulado “Criança Ecológica – Sou dessa turma”.

 
Solenidade marca entrega de certificados às participantes do curso de costura industrial PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 19:01

Uma solenidade de formatura no Salão Social do Sesi, na noite de terça-feira (10), marcou a entrega dos certificados para as participantes do curso de costura Industrial. O curso é promovido pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) por meio do Programa Cidadania e Qualificação Profissional (Prociq), em parceria com o Senai.

O curso contou com cem horas, onde as participante aprenderam todo o procedimento com as máquinas industriais, desde a colocação da linha e agulha, bem como desenvolveram exercícios para aprimorar a coordenação motora, até a produção de peças de roupa. Participaram da entrega de certificados, representantes de três turmas.

O prefeito destacou que o Senai tem sido um grande parceiro da cidade, principalmente com os programas Prociq e Reintegrar. Disse ainda que outra grande novidade, resultado desta parceria será a vinda do curso técnico em plástico, onde o município terá no próximo ano uma classe descentralizada.

O prefeito destacou a motivação das participantes, “é uma profissão que nunca vai acabar e isso mostra a importância em buscar essa qualificação”. Ele disse ainda aos presentes que já está sendo projetado o novo parque industrial do município que será, em Santa Helena, além da vinda de uma montadora de máquinas, que deverá se instalar no Jardim Tatiana. “Esse é um grande momento para que a população participe desses cursos em busca de qualificação”, disse.

Em seguida foram entregues de forma individual os certificados as participantes. Maria Graciete Leite Santos, 40 anos, mãe de dois filhos e moradora do Jardim São Matheus, disse que aprendeu muito e hoje já presta serviços em sua casa.

Maria Graciete disse que sempre trabalhou fora, mas precisava de uma profissão que pudesse exercer em sua casa. Desta forma ela procurou pelo Prociq e hoje faz borda de guardanapos, o que lhe garante uma renda extra.

 
Conferência Municipal da Cidade acontece nesta sexta-feira (13) PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 18:59

A prefeitura de Votorantim promove nesta sexta-feira (13), a Conferência da Cidade. O prefeito municipal fará a abertura do evento que terá ainda a participação de Secretários municipais, representantes de associações de moradores, Organizações Não Governamentais, agentes técnicos das secretarias, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Companhia de Habitacional (Cohap). A conferência será das 8 às 12 horas, no Salão Social do Sesi, na avenida Cláudio Pinto do Nascimento, 140, no Jardim Paraíso.

Esta etapa municipal será um importante espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir a implementação da política urbana para todo o país. Para tanto nesse ano foram propostos dois temas “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” e “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.

Após a abertura haverá a apresentação dos quatro eixos, em seguida a divisão dos participantes para formar o grupo de discussão. Posteriormente será debatido os temas e haverá a eleição dos delegados que irão para a etapa estadual.

O primeiro eixo trata da Criação e Implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no distrito federal.

O segundo tema trata da aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; o terceiro, a integração da política urbana no território: Política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana e o quarto eixo relação entre os programas governamentais – como PAC e Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano.

 
Reunião define programação do projeto “Cidadania e Segurança em Ação” que acontece sábado no Bairro Itapeva PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 18:55

Os Moradores do Bairro Itapeva recebem neste sábado (14), a 2ª edição do projeto “Cidadania e Segurança em Ação” (Cisa). O evento que faz parte do Plano Municipal de Segurança Pública, será realizado das 9 às 17 horas, na rua Antônio Antunes de Assis, na unidade do Proame do bairro e na EMEIEF “Profª Célia Pieroni”.

Na manhã desta quarta-feira (11), uma reunião no gabinete do Paço Municipal, entre representantes das secretarias municipais, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil e CPFL – Energia, tratou dos últimos detalhes da programação que ocorrerá no sábado.

Durante todo o dia a comunidade terá lazer e serviços como: emissão de Registro de Identidade (RG), corte de cabelo, prevenção de glicemia, pressão arterial, prevenção odontológica, orientação jurídica e psicológica, brincadeiras para as crianças e apresentações culturais, entre elas shows musicais.

A CPFL – Energia também estará no local fazendo demonstração de seus serviços, bem como agentes do Procon de Votorantim, que na oportunidade deverá esclarecer dúvidas da população.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Cidadania e Geração de Renda

Corte de Cabelo

RG – 11 anos/Certidão de Nascimento/Comprovante de Residência (Senha distribuída 09h às 15h)

Carteira de Trabalho

Antecedentes Criminais

CAT: Centro de Atendimento do Trabalhador – Cadastramento de Curriculum

14h Palestra Como se comportar numa entrevista de emprego

Meio Ambiente

Oficinas de Reciclagem

Oficina de bijuterias com revistas

Assessoria para questões ambientais.

Esportes e Lazer

Torneio de Voleibol (manhã)

Torneio de futsal (tarde)

Vôlei de Praia (o dia todo)

Batalha naval

Pebolim

Tamancão, perna de pau, corda

Atividades motoras dirigidas

Capoeira

Circuito com gincana recreativa

Cultura

Biblioteca Infantil (literatura, poesia)

Montagem e criatividades em E.V.A.

Oficina de Balé

Oficina de Circo (malabares)

Oficina de mamulengos

Escultura de balão

Shows musicais diversos

Saúde


Aferição de Pressão Arterial

Teste de Diabetes

Nutrição

Saúde Bucal

Bebê Saudável

Pediatria

Distribuição de Preservativos

Combate a Dengue

Palestras:

- Planejamento Familiar

- Prevenção câncer de mama

- DST/AIDS

Educação

10h às 11h Palestra – A importância do acompanhamento dos Pais na vida escolar dos filhos.

- Oficinas com atividades culturais e recreativas;

- Jogos interativos;

- Histórias e produção de desenhos;

- Arte facial;

Corpo de Bombeiros

Palestra 1º Socorros:

11h30 às 12h00

15h00 às 15h30

Policia Militar

– Apresentação de cães e cavalaria

 
Votorantim Minha Casa, Minha Vida entrega primeiras unidades PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 18:48

A cidade de Votorantim receberá neste sábado (14), as primeiras unidades do programa Votorantim Minha Casa, Minha Vida. A entrega será feita pela Magnum Construtora, em parceria com a Prefeitura de Votorantim e a Caixa Econômica Federal às 9 horas. A adesão ao empreendimento Real Parque, situado na rua Anália Pereira, Jardim Itapeva, foi possível através do censo habitacional realizado no início do ano pela prefeitura.

O empreendimento foi um dos primeiros do Brasil a serem beneficiados pelo programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal por meio da CEF, assim como município.

Nesta primeira fase do empreendimento, que começa a ser entregue neste sábado, parte das 93 casas já são beneficiadas pelo programa e destinada a família com renda superior a três salários mínimos. A segunda fase, que está totalmente vendida, e a terceira, que ainda dispõe de unidades à venda, são inteiramente beneficiadas pelo programa, em que o cliente chega a ter um subsídio de até R$ 17 mil.

O Residencial Real Parque reúne 277 casas, entre 2 e 3 dormitórios, em um loteamento aberto

 
Conseg Sul promove reunião ordinária nesta quinta-feira (12) PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 10:30

O Conselho Municipal de Segurança Sul (Conseg), promove nesta quinta-feira (12), à 19 horas, a reunião ordinária na sede da Associação de Amigos do Bairro do Jardim Clarice, Vossoroca e Adjacências.

Toda a comunidade é convidada a participar de forma ativa e efetiva desses encontros, onde assuntos de interesses comunitários e voltados aos aspectos da segurança pública podem ser debatidos. O Conseg se constitui no canal de comunicação entre a população e Secretaria de Segurança Pública, auxiliando a Polícia Civil e Militar, bem ainda, o o poder executivo municipal em situações pertinentes.

 
Alunos do Núcleo de Dança assistem espetáculo circense PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 10:24

Cerca de 280 crianças do Núcleo de Dança de Votorantim, participaram na última semana do espetáculo circense realizado pelo “Teatro Biriba”, dentro do projeto “Benjamim de Oliveira, ontem, hoje e sempre”, através da Secretaria do Estado da Cultura e do Proac (Programa de Ação Cultural) e contou com o apoio da Prefeitura de Votorantim através da Secretaria de Cultura.

O espetáculo gratuito envolveu números circenses, encenação, esquete cômica e contou com a participação das crianças que subiram ao palco e brincaram com o palhaço.

O responsável pelo projeto, Waldir Roque, comentou sobre a iniciativa. “O projeto homenageia Benjamim de Oliveira que foi o primeiro palhaço negro do Brasil. Com esse projeto procuramos levar a cultura do circo às crianças”.

Ele disse ainda que o Teatro Biriba existe há 65 anos e está na 4ª geração. Ao longo desses anos já levou o espetáculo para vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina e segue para mais nove cidades do interior paulista.

 
Prefeitura inicia pavimentação em núcleo de casas no Jardim Archila PDF Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2009 10:20

Uma frente de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) da prefeitura de Votorantim, deu início nesta terça-feira (10), a pavimentação da via de acesso ao núcleo de casas do Jardim Archila. Nesta semana as moradias estão recebendo a colocação de portas de madeiras na parte interna, tanques de lavar roupas e nos próximos dias começam a receber os forros em PVC.

No local estão as 83 moradias construídas por meio de convênio da prefeitura com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O recurso aplicado pelo Governo Federal no projeto é de R$ 1,5 milhão, com contrapartida do município que entra com as obras de infraestrutura.

As moradias já estão recebendo as obras de acabamento, e tem previsão de entrega para o mês de dezembro. As casas serão destinadas aos moradores da área verde do Jardim Archila, local este que abrigará o prolongamento da avenida Carmen Galan Burgos.

Após a conclusão da pavimentação que deve ocorrer até esta quarta-feira (11), desde que o trabalho não seja interrompido pela chuva, o núcleo passará a receber a instalação de energia elétrica da CPFL – Energia, uma vez que os postes começaram a chegar nesta terça-feira.

O local já recebeu toda a rede de esgoto e água realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Segundo a Companhia de Habitação Popular (Cohap), as moradias tem 35 m² de área construída.

 
Cipa faz entrega de certificados para novos integrantes PDF Imprimir E-mail
Ter, 10 de Novembro de 2009 08:00

A Prefeitura através da Secretaria de Serviços Públicos iniciou nesta semana o desassoreamento do córrego próximo ao Sesi. A benfeitoria está sendo realizada num trecho de 600 metros.

Os trabalhos envolvem limpeza e remoção de terra, além de garantir o desassoreamento como forma de evitar possíveis enchentes e alagamentos naquela localidade.

Segundo a Sesp a previsão de conclusão da obra é de 10 dias.

A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Administração (Sea), nesta segunda-feira (09), fazendo a entrega de certificados para os novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da gestão 2009/2010.

Os novos cipeiros participaram de um curso com carga horária de 20 horas e abordou medidas de prevenção, D.S.T, mapa de risco e treinamento de combate à incêndio e objetivou a conscientização dos servidores quanto a segurança no seu dia-a-dia.

O curso foi realizado sob coordenação da Sea, através do Departamento de Recursos Humanos, com as orientações sendo feitas pelo presidente da Cipa, engenheiro Fábio Luís Rodrigues e o eng. de segurança do trabalho José Roberto Martins, que contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Fizeram parte da formação dos novos cipeiros, noções sobre legislação trabalhista relativas à segurança no trabalho, princípios gerais de segurança do trabalho e medidas de controle de riscos, além da prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros.

Para a Sea o trabalho da Cipa é de suma importância, pois promove ao longo do ano vários cursos e palestras, além da conscientização do uso dos EPIs, (Equipamento de Proteção Individual).

 
Desassoreamento, uma ação preventiva PDF Imprimir E-mail
Ter, 10 de Novembro de 2009 07:55

A Prefeitura através da Secretaria de Serviços Públicos iniciou nesta semana o desassoreamento do córrego próximo ao Sesi. A benfeitoria está sendo realizada num trecho de 600 metros.

Os trabalhos envolvem limpeza e remoção de terra, além de garantir o desassoreamento como forma de evitar possíveis enchentes e alagamentos naquela localidade.

Segundo a Sesp a previsão de conclusão da obra é de 10 dias.

 
Estudantes da rede municipal assistem peça de teatro PDF Imprimir E-mail
Ter, 10 de Novembro de 2009 07:51

Cerca de 500 estudantes da rede municipal de Votorantim, estiveram nesta segunda-feira (09), nos períodos manhã e tarde no Auditório Municipal. Na oportunidade os alunos assistiram a contação de história sobre a cultura indígena “As Fabulosas Fábulas de Iauaretê”.

Participaram os alunos das escolas Profª Edith Maganini (Vossoroca), Prof. Oscar Bento Mariano (Jardim Tatiana) e Maria Luiza Jacowicz (Fornazari).

O evento contou o apoio da Prefeitura por meio da Proac (Programa de Ação Cultural) e teve como objetivo divulgar as histórias e valores da cultura indígena. Cada escola recebeu um livro e um caderno de atividades para serem desenvolvidos em sala de aula.

A valorização da proposta consistiu no conhecimento e cultura dos valores das raízes brasileiras.

Para o estudante Lucas Tomáz de 10 anos, valeu a pena assistir o espetáculo. “O que aprendi aqui hoje acrescentou ao aprendizado na sala de aula, como preservar o meio ambiente”, disse.

Já a estudante Amanda Menegati de 9 anos, comentou sobre os instrumentos. “Gostei muito e o que chamou a atenção foi a rabeca que reproduziu o som da mata”, explicou.

Durante a contação de história os estudantes ainda ouviram os sons de outros instrumentos como: viola caipira, violão, zabumba, sanfona e instrumentos de vibração.



 
Secretaria de Saúde de Votorantim atende em novo endereço PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Novembro de 2009 15:52

Desde esta segunda-feira (09), o setor administrativo da Secretaria de Saúde de Votorantim está atendendo em seu novo endereço que fica na rua Antônio Fernandes, 87 e 97, no Centro (Em frente a sede da Apevo). Neste local estão também o Departamento de Saúde Coletiva e o Setor de Ouvidoria. Em local amplo e confortável, o objetivo é oferecer um melhor atendimento à população.

Como forma de dar boas vindas ao servidores da saúde, o prefeito e secretários municipais estiveram na manhã desta segunda-feira (09), conhecendo as dependências da nova secretaria.

Até, então, a secretaria e a ouvidoria atendiam no Paço Municipal e a Saúde Coletiva na rua Paula Ney, 105. Para um melhor atendimento ao público a secretaria passa a contar com um novo número de telefone, (015) 3243-2619, bem como o departamento de Saúde Coletiva.

Juntamente com o Departamento de Saúde Coletiva estão a Vigilância Epidemiológica, responsável pelo controle e prevenção de doenças transmissíveis e a Vigilância Sanitária que faz a fiscalização de todos os serviços de comercialização de alimentos, serviços de saúde, entre outros setores. Também cabe a Vigilância Sanitária a emissão dos alvarás de funcionamento de todos os serviços que direta ou indiretamente possam causar risco à saúde da população com suas atividades.

 
Chuvas do final de semana atingem índice de 118 milímetros PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Novembro de 2009 15:51

As chuvas fortes que caíram em Votorantim nos últimos quatro dias, conforme a base medidora instalada na portaria do Paço Municipal, registrou o índice pluviométrico de 118 milímetros de chuvas. Na quinta-feira (05) choveu 55 mm, na sexta 7 mm, no sábado 6 mm e no domingo 50 milímetros.

 
Bairro Itapeva recebe o “Cidadania e Segurança em Ação” no sábado PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Novembro de 2009 15:49

Moradores do Bairro Itapeva recebem neste sábado (14), a 2ª edição do projeto “Cidadania e Segurança em Ação” (Cisa). O evento que faz parte do Plano Municipal de Segurança Pública, será realizado das 9 às 17 horas, na rua Antônio Antunes de Assis, na unidade do Proame do bairro e na EMEIEF “Profª Célia Pieroni”.

Durante todo o dia a comunidade terá lazer e serviços como: emissão de Registro de Identidade (RG), corte de cabelo, prevenção de glicemia, pressão arterial, prevenção odontológica, orientação jurídica e psicológica, brincadeiras para as crianças e apresentações culturais, entre elas shows musicais.

O evento terá ainda a participação da Polícia Militar com o Corpo de Bombeiros; Polícia Militar Ambiental, Rodoviária, Canil e a Polícia Civil. Todas as secretarias municipais estarão envolvidas, bem como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), também estará no local para o cadastramento de currículo e às 14 horas haverá uma palestra com o tema: “Como se comportar numa entrevista de emprego”.

 
Votorantim promove o Dia da Gestante nesta quarta-feira (11) PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Novembro de 2009 15:48

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Votorantim promove nesta quarta-feira (11), mais uma uma edição comemorativa ao “Dia da Gestante”. O evento será realizado das 9 às 15 horas, no Salão Social do Sesi e contará com a presença de mais de 200 gestantes assistidas pelos programas de pré-natal das Unidades Básicas de Saúde do município.

Intitulado Dia da Gestante – workshop de gestação, o evento estava agendado para o mês de agosto, mas foi transferido como medida preventiva, devido ao registro de casos de gripe A/H1N1, registrados na cidade.

A meta do encontro é orientar as gestantes quanto aos cuidados desde o momento da descoberta da gravidez até ações pós-parto, além de estímulo à amamentação e cuidados com higienização.

Nesta data, médicos, dentistas, enfermeiros e nutricionistas estarão à disposição das futuras mamães para esclarecer as principais dúvidas. Haverá também um momento de entretenimento com a presença de cabeleireiros, esteticista e uma farmácia de manipulação que abordará os cuidados com a pele no período de gestação.

Para garantir a presença das gestantes, haverá transporte para levá-las das UBS ao local do evento. Ainda dentro da programação, os profissionais estarão informando sobre importância do pré-natal, preparo do enxoval, a importância do leite materno para o bebê nos primeiros seis meses de vida, entre outros assuntos.

O Sesi está localizado na avenida Cláudio Pinto do Nascimento, nº 140, no Jardim Paraíso.

 
Alunas do curso de costura industrial recebem certificados nesta terça-feira (10) PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Novembro de 2009 15:46

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) da prefeitura de Votorantim, por meio do Programa Cidadania e Qualificação Profissional (Prociq) em parceria com o Senai, promove nesta terça-feira (10), a entrega de certificados de conclusão para 80 alunas das três primeiras turmas do curso de costura industrial. O evento terá início às 19 horas, no Salão Social do Sesi, na rua Cláudio Pinto do Nascimento, no Jardim Paraíso.

O curso teve duração de cem horas, onde as participante aprenderam todo o procedimento com as máquinas industriais, desde a colocação da linha e agulha, bem como desenvolveram exercícios para aprimorar a coordenação motora, até a produção de peças de roupa.

 
Comissão se reúne para discutir implantação da Coleta Seletiva PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Novembro de 2009 16:10

Uma reunião na Prefeitura de Votorantim, reuniu na tarde desta sexta-feira (06), representantes de governo municipal, associações de moradores de bairros e Organizações Não Governamentais, que formam a comissão para a implantação da Coleta Seletiva em Votorantim.

Essa comissão tem como finalidade, fiscalizar e acompanhar o trabalho da coleta. As obras de construção do Centro de Triagem, localizado na rodovia SP-79, próximo ao aterro sanitário, já está concluída e aguarda a aquisição de equipamentos para entrar em operação.

A comissão é que vai elaborar o plano de gerenciamento e fiscalização, seguindo sempre as diretrizes das secretarias envolvidas. Vale lembrar que a prefeitura municipal já instituiu o Plano de Gerenciamento da Coleta Seletiva, conforme lei sancionada pelo prefeito municipal no mês de julho.

A Coleta Seletiva terá ainda um caminhão, cuja verba foi destinada pelo Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Conforme a lei, a Coleta Seletiva deverá ser implantada de forma gradativa até atingir todos o bairros da cidade. A meta da prefeitura é fazer um trabalho de conscientização na cidade, onde os materiais recicláveis serão separados nas próprias residências. Posteriormente serão coletados pelos cooperados e encaminhados ao centro de triagem e armazenado até seu destino final.

 
CAT Votorantim promove seleção de vagas para operador de atendimento PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Novembro de 2009 16:00

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), por meio do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), em parceria com a empresa WCA, realiza na próxima sexta-feira (13), seleção de vagas para operador de atendimento.

Os interessados devem ter ensino médio completo ou cursando o 2º ou 3º ano; 18 anos completos ou mais; prática em digitação e disponibilidade para trabalhar aos finais de semana. A seleção acontece no local indicado, às 9h30 e às 13h30, na igreja matriz de São João Batista e Imaculada Conceição.

Mais informação pelos telefones (015) 3353-8641 e 3353-8688.

 
Cultura indígena será tema de palestra em Votorantim PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Novembro de 2009 15:02

Na segunda-feira (09), a Secretaria de Cultura da prefeitura de Votorantim, recebe o projeto “As fabulosas fábulas de Iauaretê”, que tem apoio do Programa Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac). O evento destinado a educadores ocorre às 18h30, no auditório municipal “Francisco Beranger” e é gratuito.

O projeto tem o objetivo de oferecer conteúdos relevantes da cultura indígena para educadores, estudantes e público em geral; através da arte, de oficinas e palestras. A palestra será ministrada por Kaká Werá com o tema “A palavra falada e a palavra escrita”.

 
Pré-conferência Municipal da Cidade define temas para evento da próxima sexta-feira (13) PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Novembro de 2009 15:01

Secretários municipais, representantes de associações de moradores, Organizações Não Governamentais, agentes técnicos das secretarias, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Companhia de Habitacional, participaram nesta manhã de sexta-feira (06), da Pré-Conferência Municipal da Cidade.

O encontro que foi aberto à população teve como principal meta a discussão prévia para formatar a conferência que acontece na próxima sexta-feira (13). O evento será das 8 às 12 horas, no Salão Social do Sesi, na avenida Cláudio Pinto do Nascimento, 140, no Jardim Paraíso.

A etapa municipal será um importante espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir a implementação da política urbana para todo o país. Para tanto nesse ano foram propostos dois temas “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” e “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.

Durante o evento desta manhã, foi realizada uma exposição a respeito dos quatro eixos que serão debatidos durante a Conferência da próxima sexta-feira (13). O primeiro eixo trata da Criação e Implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no distrito federal.

O segundo tema trata da aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; o terceiro, a integração da política urbana no território: Política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana e o quarto eixo relação entre os programas governamentais – como PAC e Minha casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano.

Durante o encontro ficou definido ainda um plano integrado entre as secretarias para avaliar questões como saneamento e habitação.

Um dos objetivos desta etapa será também o de eleger os delegados para a Conferência Nacional. Para tanto a comissão organizadora tem realizado encontros com entidades, bem como associações de moradores, Organizações Não Governamentais, afim de elaborar o evento.

 
Votorantim promove Fórum Municipal dos Direitos da Mulher PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Novembro de 2009 15:00

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda da prefeitura de Votorantim, promove no próximo dia 17 de novembro, o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher. O evento será das 8 às 12 horas, no Salão Social do Sesi, na avenida Cláudio Pinto do Nascimento, no Jardim Paraíso.

O Fórum será realizado de acordo com o edital publicado na edição desta sexta-feira (06), do jornal Município de Votorantim. Para tanto estão convidados os conselheiros e suplentes do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), bem como autoridades civis, militares, religiosas, empresários, contabilistas, educadores, representantes das Associações de Amigos de Bairro, bem como membros da sociedade civil.

O evento terá como objetivo eleger os membros para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

 
Chuva forte causa destelhamento e queda de árvores na cidade PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Novembro de 2009 13:17

A forte chuva com vento que caiu sobre a cidade de Votorantim na tarde desta quinta-feira (05), registrou destelhamento de casas e quedas de árvores em alguns pontos da cidade. Para tanto agentes da Defesa Civil do Município com apoio das secretarias de Obras e Urbanismo (Sourb), Serviços Públicos (Sesp) e Cidadania e Geração de Renda (Seci), percorreram os pontos afim de avaliar as condições das moradias e num primeiro momento oferecer suporte às famílias entregando lonas plásticas.

A chuva ocorrida nesta quinta-feira, conforme o registrado na base medidora de índice pluviométrico, foi de 55 milímetros.

Outros agentes mobilizados após à chuva foi a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), uma vez que com a força da água algumas tampas de galerias de esgotos se soltaram, sendo necessária a manutenção imediata, para não oferecer risco de acidentes a motoristas e pedestres.

O destelhamento em maior proporção foi registrado em algumas casas no Jardim Primavera, bem como em vários pontos da cidade. Já na área verde do Jardim Archila, uma árvore caiu sobre duas moradias, e contou com o auxílio de homens do Corpo de Bombeiros, para a retirá-la. Ninguém ficou ferido.

Na ocorrência de temporais a Defesa Civil se mantém de plantão. Ela destaca ainda que a população deve evitar jogar lixo e entulho nas bocas-de-lobo, o que acarreta em entupimento e possíveis alagamentos de vias.

 
Campanha do diagnóstico precoce do HIV/AIDS inicia dia 16 PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Novembro de 2009 12:35

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), inicia no próximo dia 16 a campanha “Fique Sabendo” para diagnosticar precocemente o vírus HIV/AIDS. Através de uma iniciativa do Governo Estadual, a campanha tem como objetivo identificar a população vulnerável à portabilidade do vírus, em especial aqueles que têm vida sexualmente ativa.

Durante a campanha todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e os PSF (Programa de Saúde da Família), estarão atendendo à população de segunda à sexta. Já no prédio de Serviço de Atendimento Especializado (SAE), além do atendimento em horário normal, no dia 28 (sábado) profissionais da saúde estarão de plantão das 07 às 18 horas.

A Secretaria de Saúde (Sesa), informa ainda que a meta da campanha é reduzir até 2012 para 15% o diagnóstico tardio do HIV e aumentar em 100% o público alvo testado.

De acordo com a gerente do SAE (Serviço Especializado em DST/AIDS), Maria Goreti Marques, o exame é simples, basta que a pessoa se dirija até uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa, para colher amostra do sangue e retornar dentro de 15 dias para saber o resultado. Não é necessário estar de jejum.

Confira abaixo os locais e os horários para a realização do exame

UBS Barra Funda – das 8 às 11 horas

Rua Lopes Chaves, s/nº

UBS Itapeva – 8 às 15 horas

Rua João Santiago Figueira, 200

UBS Jardim Archila – 8 às 11 horas

Rua Lázaro Bueno de Arruda, 68

UBS Jardim Clarice – 8 às 11 horas

Rua Mercedes Nardi Arcuri, s/nº

UBS Jardim Novo Mundo – 8 às 11 horas

Rua Abílio Maia, 46

UBS Jardim Serrano – 8 às 15 horas

Rua Francisco Lopes de Almeida, 76

UBS Parque Bela Vista – 8 às 11 horas

Av. São João, 867

UBS Rio Acima – 8 às 15 horas

Av; Octávio Augusto Rangel, 1.282

UBS Vila Garcia – 8 às 11 horas

Av. Isabel Ferreira Coelho, 176

UBS Vila Nova Votorantim - 8 às 15 horas

Av. Pedro Augusto Rangel, 1.925

Posto de Saúde da Vila Amorim - 8 às 11 horas

Rua José Antonio de Mello, 81

PSF Green Valley – 8 às 15 horas

Rua Vicentina Carriel Cleto, s/nº

PSF Jardim Tatiana – 8 às 15 horas

Rua 4 nº 108


 
Alteração de mão de direção em avenida da Vila Dominguinho PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Novembro de 2009 16:31

A Secretaria de Segurança Comunitária Trânsito e Transporte (Sesec) da Prefeitura de Votorantim, informa aos motoristas que houve alteração na mão de direção na avenida Carlos Mariano da Silva, na Vila Dominguinho, sentido centro-bairro. Portanto os usuários que necessitarem seguir pela rua Joaquim Fogaça, deverão fazer o retorno próximo a ponte de acesso a Barra Funda.

A Sesec informa ainda que a mudança se fez necessária, devido a estudos técnicos no local que comprovaram sua necessidade e atende reivindicação dos moradores daquela região.


 
Secretaria de Saúde atende em novo endereço e número de telefone PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Novembro de 2009 16:27

A Secretaria de Saúde de Votorantim que a partir desta sexta-feira (06), passa atender o público na rua Antônio Fernandes, 87 e 97, no Centro, conta também com um novo número de telefone para (015) 3243-2619. Neste espaço estarão instalados também o Departamento de Saúde Coletiva e a ouvidoria.

 
Agentes da dengue retornam ao cemitério municipal nesta sexta-feira PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Novembro de 2009 16:26

Agentes do setor de Controle de Zoonoses do Departamento de Saúde Coletiva da Prefeitura de Votorantim, estarão nesta sexta-feira (06), no cemitério municipal “São João Batista”. A meta será percorrer novamente todos os túmulos na expectativa de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Os agentes retornam ao local após intenso trabalho de orientação ao milhares de visitantes que lá estiveram no último fim-de-semana e feriado de Finados.

A meta dos agentes é percorrer todo o local para retirar todas as embalagens plásticas dos vasos de flores, bem como os pratos e a água, se houver. Outra ação será a de colocar sal em locais que estiverem com água, desta forma quebrar o ciclo de reprodução do mosquito.

O departamento de Saúde Coletiva informa que a população deve ficar atenta a possíveis criadouros do mosquito, principalmente nesta época do ano, onde há forte calor e dias com pancadas de chuvas.

O combate ao criadouro do mosquito tem sido intenso na cidade durante todo o ano, para que a população não se esqueça de manter-se atenta ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Saúde do município reforça que sempre após um período de chuvas, é necessário manter o alerta contra os possíveis criadouros. A partir do sexto dia, a água parada torna-se um espaço ideal para a procriação das larvas. Desde o início do ano, a cidade apresenta três casos confirmados – desses, dois são importados. Registros esses ocorridos no primeiro trimestre.

Desde o mês passado está sendo realizado também o arrastão contra a dengue, que já percorreu o Jardim Primavera, Novo Mundo, Tatiana e nesta semana se encontra no Green Valley. Durante as visitas nas casas os agentes orientam os moradores a respeito dos sintomas da doença e os hábitos dos mosquitos. Neste trabalho os agentes contam com o reforço Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que com um caminhão retiram os materiais inservíveis das casas.

 
Pré-conferência Municipal da Cidade será nesta sexta-feira às 9 horas PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Novembro de 2009 16:21

A comissão organizadora da 4ª Conferência Municipal das Cidades alterou a data da pré-conferência, para esta sexta-feira às 9 horas, no Centro de Educação Ambiental, em espaço anexo à Biblioteca Municipal. O encontro que estava previsto para ocorrer nesta quinta-feira (09), será aberto a população, tem como meta a discussão prévia para formatar a conferência que acontece no próximo dia 13, no Auditório municipal “Francisco Beranger”.

Esta etapa municipal antecede as conferências de nível estadual e federal e será um importante espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir a implementação da política urbana para todo o país. Para tanto nesse ano foram propostos dois temas “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” e “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.

 
Prefeitura reurbaniza praça no Vossoroca PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Novembro de 2009 09:38

A prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb) está deste a última semana realizando os trabalhos de revitalização da praça Missionário Antenor Thomazi, situada na avenida Celso Miguel dos Santos, no Vossoroca.

Nesta semana estão sendo realizados os serviços de alvenaria, para a construção de um palco elevado e o nivelamento do solo para a colocação de piso em concreto estampado.

A praça receberá ainda um novo paisagismo com o plantio de árvores e grama, bem como receberá uma nova iluminação pública. A Sourb informa também que o canteiro central da via, que corresponde desde a referida praça até a rua Altamiro Ferreira da Silva, ganhará um passeio público.

A reformulação da praça se fez necessária a partir das obras realizadas num trecho de 250 metros lineares, quando foi retirada a tubulação de aço existente no local para a implantação de uma nova galeria, desta vez com aduelas de concreto de um metro de comprimento por dois metros de largura e dois de altura.

 
Construção da creche do Jardim Bandeirantes entra na fase final PDF Imprimir E-mail
Qui, 05 de Novembro de 2009 09:32

Segue em ritmo acelerado a construção da creche do Jardim Bandeirantes. Segundo a Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura de Votorantim, o prédio deverá ser entregue no mês de dezembro. Nesta semana a nova unidade recebe obras de acabamento e nesta quarta-feira (04), teve início a colocação de forros em PVC.

A creche que está sendo construída na rua Oscarlina Tegami, é uma antiga reivindicação dos moradores daquela região. O prédio terá capacidade para atender 150 crianças, e vai beneficiar todas as mães do bairro, bem como moradores do Jardim Simone, Serrano, Palmira e Vila Guilherme.

Nesta semana, além do forro, a unidade está recebendo pintura, assentamento de pisos e azulejos, colocação de portas, janelas e vidros, além do serviço de paisagismo na parte externa do prédio. A Unidade terá 1.006 m² de construção numa área da 3.050 m². São quatro salas de aula, dois berçários, sala de médico, cozinha, lavanderia, papário, lactário e playground.

 
Votorantim recebe a Caravana da Leitura PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 16:07

Com objetivo de formar novos leitores, a Caravana da Leitura em parceria com a prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Cultura, está na cidade nesta quarta-feira (04), instalada no complexo urbanístico José de Oliveira Souza, ao lado da Biblioteca Municipal, com a venda de livros infantis e infanto-juvenil e crônicas curtas que retratam o cotidiano das pessoas comuns, às complexidades das relações humanas em linguagem coloquial e abordagem bem-humorada. Os livros estão sendo vendidos a preço simbólico de R$ 1,99 e às 15 horas, o público contará com a presença do escritor da coleção dos livros Laé de Souza.

Pela manhã estudantes das 3 e 4ª séries da escola municipal Maria Helena de Moraes Scripillitti, no bairro do Votocel, estiveram no local e garantiram seus livros. “Ler é muito bom, me divirto com a leitura. Comprei 4 livros, um com o título bem interessante – Espiando o mundo pela fechadura”, garantiu Paulo da Silva, de 9 anos.

Seu colega de classe aproveitou para sentar ao lado dos amigos e dar uma olhada nas páginas do livro que comprou. “Gosto do livro ele proporciona viajar na leitura. Não vejo a hora de chegar em casa para ler meu livro”, falou.

Outro leitor assíduo é Gustavo Munhoz de 9 anos. “Freqüento bastante a biblioteca da minha escola e hoje tive a oportunidade de comprar novos livros”, contou. Ele acrescenta que o livro ensina a escrever melhor e no futuro ter um bom emprego.

O evento também está chamando a atenção de quem passa pelo local. É o caso de Mônica Roberta Camargo, mãe de 4 filhos. “Fiquei surpresa, são livros que atraem a atenção das crianças e com um preço acessível. Aproveitei e comprei 7 livros”, relatou.

Saiba mais

A Caravana da Leitura iniciou em 2004, a ação faz parte do “Projeto de Leitura”, e é realizada em parceria com as secretarias de Educação e Cultura dos municípios e tem o apoio do Ministério da Cultura. A Caravana percorre várias cidades, incentivando o hábito da leitura em todas as classes sociais.

 
Mais de três mil alunos da rede municipal participam do Saresp PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 16:05

Estudantes da rede municipal de ensino de Votorantim estarão na próxima semana, nos dias 10 e 11 participando das provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo). O objetivo da avaliação é melhorar ainda mais a qualidade de ensino.

As provas envolvem estudantes do Ensino Fundamental, sendo 1.656 dos 3º anos e 1.733 das 4ª séries, totalizando 3.389 alunos.

Os estudantes respondem questões sobre Língua Portuguesa (leitura e interpretação de texto) e Matemática, relacionado ao aprendizado, a parte intelectual e desenvolvimento lógico de problemas.

As provas serão aplicadas por uma empresa terceirizada que também fará a correção das 4ª séries por leitura ótica. Já a correção das provas dos 3º anos será feita pela equipe escolar.

 
Secretaria de Educação promove formação continuada à distância pelo FNDE PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 16:02

A Prefeitura de Votorantim através da Secretaria de Educação (Seed), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do governo federal, está promovendo a partir deste mês vários cursos para a formação continuada à distância para 40 profissionais da rede municipal de ensino, tendo como objetivo contribuir para o fortalecimento das ações desses agentes na área de trabalho.

Para o início de cada módulo, haverá encontros presenciais para socialização e troca de experiências. O primeiro módulo tem início na próxima segunda-feira (09), às 14 horas, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”.

A formação continuada será de 40 horas e o primeiro módulo abordará Competências Básicas, com a temática o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica e posteriormente abrirá inscrições para o preenchimento de vagas para outros quatros módulos temáticos do Programa: PDDE (Dinheiro Direto na Escola), PTE, PLI e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que poderão ser escolhidos conforme o interesse dos participantes. Cada módulo é composto por um caderno de estudos e de um caderno de atividades, distribuídos gratuitamente aos matriculados.

 
Prefeitura retoma discussão para construção de novo prédio para o Fórum de Votorantim PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 16:01

Numa audiência realizada na manhã desta quarta-feira (04), na Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o prefeito municipal reiniciou as tratativas para a construção de um prédio próprio para o Fórum de Votorantim. O encontro com o secretário Luiz Antônio Guimarães Marrey, por intermédio da deputada estadual Maria Lúcia Amary, contou também com a presença do vice-prefeito e o secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte.

Durante a reunião, o prefeito expôs que dentro de um cronograma de obras atualizado para a construção do Fórum, exigiria mais intervenções de terraplanagem e solo, o que tornaria o projeto caro e inviável. Para tanto ele se comprometeu em realizar novos estudos para que uma nova área seja indicada.

Esse novo espaço ou até mesmo a desapropriação de um imóvel será apresentado ao secretário em nova audiência que deverá ocorrer num futuro próximo. O prefeito destaca ainda a necessidade de ampliação do Fórum local, atualmente com mais de 25 mil processos em andamento. Outro fator é o fato de num futuro próximo haver necessidade da instalação de mais varas judiciais, o que com a estrutura atual implicaria na falta de espaço físico.

A deputada por sua vez explicou, a necessidade de agilizar a construção do novo Fórum, já que p município conta com as três varas em funcionamento. “Além disso, as discussões sobre o assunto vem sendo levadas à secretaria desde 2005”, destacou Maria Lúcia.

 
Crianças do Proame vão ao circo PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 14:25

Com olhar atento às brincadeiras, cerca de 600 crianças do Promae (Programa de Amparo ao Menor), das unidades Conjunto Mário Augusto Ribeiro, Itapeva, Vila Garcia e Jardim Clarice, assistiram ao espetáculo do circo “Teatro Biriba”, instalado numa grande tenda à avenida Moacir Oséias Guitte. O evento foi em parceria com a prefeitura de Votorantim por meio das secretarias de Cidadania e Geração de Renda e de Cultura.

As apresentações contaram com a figura do palhaço que promoveu várias brincadeiras às crianças que puderam subir ao palco e participar da encenação teatral.

David Carvalho, de 11 anos, realizou seu sonho. “Sempre quis saber como era um circo por dentro, agora já sei, é maior do que imaginava e muito bonito. Quando o palhaço perguntou quem queria participar não pensei duas vezes. Adorei. Nunca vou esquecer esse dia, vou contar em casa”, relatou.

Jaqueline Lima, de 8 anos, também foi pela primeira vez ao circo. “Gostei muito do palhaço ele fez muitas brincadeiras”, disse a garota que tem dois irmãos e vai convencer os pais a levá-los ao espetáculo.

Segundo a coordenadora de um dos Proames, Sueli Milan, foi trabalhado com as crianças o encanto e a magia desta cultura. “Circo é sinônimo de alegria. Tenho alunos que estão vindo aqui pela primeira vez; para eles, isso tudo é novo, pois estão acostumados com a tecnologia e quando surge o circo ficam encantados”, finalizou.

Na quinta-feira o espetáculo atenderá as crianças da Apae e do núcleo de dança municipal

 
Votorantim recebe a unidade móvel do Poupatempo no próximo dia 30 PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 14:20

Votorantim vai receber a unidade móvel do Poupatempo entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro. A confirmação ocorreu nesta terça-feira (03), quando o prefeito, o vice-prefeito e a deputada estadual Maria Lúcia Amary, foram recebidos na Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

Na oportunidade, o prefeito, vice e a deputada foram recebidos pelo assessor parlamentar Antônio Mazolo, que confirmou a vinda da unidade para o município, e posteriormente foram acertados todos os detalhes. O Poupatempo será instalado no complexo urbanístico “José de Oliveira Souza”, entre os prédios da Biblioteca e Prefeitura Municipal.

Durante a semana em que permanecerá na cidade, serão prestados serviços como emissão de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, além de uma série de serviços públicos eletrônicos, como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na CNH, registro de Boletim de Ocorrência, entre outros.

Para o prefeito, a vinda da unidade móvel do Poupatempo na cidade atende a pedidos da população. “Será uma semana, onde a população terá acesso a importantes serviços que serão prestados, entre eles a emissão de documentos”, destacou.

Durante o encontro, ainda na secretaria estadual, foi definida também a inclusão do município no programa cidade digital que tem por objetivo oferecer acesso gratuito a internet para toda a cidade.

“O Governo do Estado, mais uma vez, tem mostrado que trabalha para todos os municípios, independente de siglas partidárias. Paralelo a isso, Votorantim merece ser incluída nos programas, porque a administração tem mostrado interesse, eficiência e comprometimento com sua gente”, disse Maria Lúcia.

 
Prefeitura estuda alteração para lei dos serviços de táxi PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 09:49

A prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Segurança Comunitária Trânsito e Transporte (Sesec), está preparando estudos que devem resultar em mudanças na legislação que rege o serviço de táxi no município. A meta é elaborar uma proposta para criação da nova Lei do Táxi, iniciando o ano de 2010, já com alterações positivas para a categoria.


O prefeito explica que o objetivo é promover alterações que modernizem a legislação em vigor na cidade, com data de 2002. “Alguns pontos estão desatualizados, como a proibição de transferência de permissão, o que gera irregularidades na prestação de serviços e na documentação”, exemplifica.


O levantamento, que faz parte de estudos para otimização do serviço de taxi, pretende dar mais segurança aos que tem a permissão e ao próprio usuário do serviço, evitando assim veículos clandestinos não cadastrados na prefeitura, ou operando irregularmente.


As alterações incluem, entre outras, a possibilidade de o permissionário poder transferir o uso e os direitos decorrentes da permissão, ficando obrigatório às partes o pagamento de taxas correspondentes, e preenchimento das exigências legais.


Temos consciência de que a cidade está num ritmo pulsante e, com isso, logo serão necessários mais táxis para atender a demanda”, explica o secretário titular da Sesec.


O outro ponto se refere à fiscalização dos permissionários. Após as alterações na lei, serão fiscalizados os serviços, para que a própria categoria se fortaleça e possa prestar um serviço ainda mais estruturado e eficiente.


A secretaria está empenhada para a realização das alterações, que logo devem ser concluídas e enviadas ao departamento jurídico e posteriormente à Câmara Municipal.

 
Pré-conferência Municipal da Cidade acontece na quinta-feira (05) PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 09:46

A comissão organizadora da 4ª Conferência Municipal das Cidades, promove nesta quinta-feira (05), a pré-conferência, que será às 14 horas, no Centro de Educação Ambiental, em espaço anexo à Biblioteca Municipal. O encontro que será aberto a população, tem como meta a discussão prévia para formatar a conferência que acontece no próximo dia 13, no Auditório municipal “Francisco Beranger”.

Esta etapa municipal antecede as conferências de nível estadual e federal e será um importante espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil para discutir a implementação da política urbana para todo o país. Para tanto nesse ano foram propostos dois temas “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” e “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”.

A meta é incentivar a mobilização das diversas instâncias de governo e entidades da sociedade civil locais envolvidas no debate da política urbana; bem como promover ampla divulgação neste processo de divulgação.

Um dos objetivos desta etapa será também o de eleger os delegados para a Conferência Nacional. Para tanto a comissão organizadora tem realizado encontros com entidades, bem como associações de moradores, Organizações Não Governamentais, afim de elaborar o evento.

 
Saae amplia e muda layout de suas instalações PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Novembro de 2009 09:43

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Votorantim, amplia e muda o layout das instalações de sua sede situada à rua Pedro Fontes, s/nº, no bairro do Rio Acima. O novo espaço disponibilizado no prédio administrativo visa atender as necessidades do atendimento ao público.

O novo layout com espaço de 91 metros quadrados, conta com seis funcionários, sendo três para atender solicitações de água, esgoto, certidões e cópia de documentação entre outros e três servidores para o atendimento à população em relação a débitos de conta.

O prédio reformado conta ainda com colocação de vidro blindex na frente da autarquia e forro de gesso, o que possibilitou um ambiente mais claro e arejado. Além disso, o munícipe aguarda sentado e conta com um painel eletrônico que aponta as senhas de atendimento, o que proporcionou um serviço mais funcional, prático e seguro.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com deficiência têm preferência no atendimento.

 
Votorantim abre processo seletivo para contratação de médicos PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Novembro de 2009 16:09

A prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (03), e segue até sexta-feira (06), as inscrições para o processo seletivo, em caráter de urgência, para a contratação de médicos: plantonista, clínico geral, pediatra, ginecologista e especialistas em cirurgia geral e ginecológica. A seleção será realizada através de uma prova, no dia 14 de novembro, às 9 horas, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jardim Serrano.

Os cargos exigidos deverão atuar nas unidades de Pronto Atendimento e UBS da cidade. O interessado em participar deve preencher uma ficha de inscrição a ser retirada, das 9 às 16 horas, no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, localizada na avenida 31 de Março, onde terá que apresentar também, um currículo.

O processo seletivo está de acordo com o edital de nº 069/2009, publicado na edição da última quinta-feira (29), do jornal Município de Votorantim. Serão destinadas três vagas para médico plantonista Unidade de Pronto Atendimento (UPA); quatro, para médico clínico geral; cinco, para médico pediatra; uma vaga para médico ginecologista; um médico especialista em cirurgia geral e um especialista em cirurgia ginecológica.

A divulgação da classificação final será no dia 19 de novembro, em publicação no jornal Município de Votorantim e em edital a ser afixado no saguão da prefeitura.

 
Saae disponibiliza 2ª via da conta de água pela internet PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Novembro de 2009 16:05

Visando ampliar facilidades do atendimento junto à população, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Votorantim, está disponibilizando a partir de agora a 2ª via da conta de água pela internet.

O serviço pode ser acessado pelos moradores que por algum motivo teve a conta de água extraviada, para isso basta entrar no endereço eletrônico www.saaevotorantim.com.br e clicar no link 2ª via da conta de água e digitar o nº do CDC e DV (códigos de identificação individual contribuinte), essa informação encontra-se disponível na conta de água e na seqüência solicitar a impressão. No site, o munícipe também encontra a relação de débitos e histórico de consumo dos últimos 12 meses.

A munícipe Maria Lúcia Silva Rosa de 52 anos, aprovou o novo serviço on-line. “Achei ótimo, a tecnologia ajuda bastante. Já precisei desse serviço e fui até o Saae para pagar uma taxa e solicitar a 2ª via da conta. Agora posso fazer isso daqui de casa sem pagar pelo serviço. Além de ser simples facilitou minha vida”, contou a aposentada.

Segundo o superintendente do Saae, o serviço é de grande valia para toda a população e faz parte do plano de governo do prefeito municipal. “Procuramos facilitar a vida dos moradores, que economizarão tempo e custo de locomoção até a autarquia. De sua casa poderão fazer a emissão de boletos, segundas vias de contas e pagamentos através da internet”, citou o superintendente.

Ele disse ainda que a autarquia também conta com uma central de atendimento ao cidadão para sugestões e reclamações junto ao pré-atendimento e para qualquer dúvida nos serviços o munícipe pode entrar em contato através do telefone 3353-8600.

Atualmente 29 mil contas são impressas pelos leituristas que percorrem todos os bairros da cidade através dos computadores de mão, que a partir da leitura fazem a impressão da conta de água.

 
Projeto de lei prevê redução na tarifa do transporte coletivo urbano municipal PDF Imprimir E-mail
Ter, 03 de Novembro de 2009 16:01

A Prefeitura de Votorantim deverá encaminhar nos próximos dias à Câmara Municipal o projeto de lei que altera as Leis nº 1843/05, 1977/08, 2047/09, o qual visa às adaptações necessárias para possibilitar a concessão de subsídios do transporte coletivo urbano e criação do Fundo de Incentivo à Administração Tributária.

O prefeito, explica que trata-se de um Plano de Incentivo ao Transporte, que objetiva fazer com que a prefeitura ofereça um subsídio ao usuário do transporte municipal. O projeto é fruto de vários estudos no qual se chegou a uma alternativa intermediária, para o atual sistema do município. “A meta da prefeitura é cobrir uma parte desta tarifa de ônibus, com isso fazer com que o passageiro pague um valor menor à empresa concessionária”, destaca. Já a parte restante do valor, passaria então, a ser custeada pela prefeitura.

O projeto é um incentivo ao uso do transporte público, o que deverá atrair um número maior de usuários com isso, outro beneficiado seria o próprio comércio local. “Esse seria um diferencial para fazer com que a população possa utilizar mais o sistema público de transportes”, disse o prefeito.

O prefeito destaca que ainda não tem o valor exato que será subsidiada a tarifa, mas explica que o objetivo é fazer com que a população pague um valor e o Poder Público o complemento. “É importante nesse processo que as pessoas se utilizem mais do transporte, e com isso o valor a ser pago num futuro, poderá ser bem menor”, disse. Ele destacou que a cada ano o número de passageiros tem sido menor e por isso é preciso mudar a ótica e distribuir para o conjunto da sociedade a parte da tarifa e com isso buscar a melhoria do transporte.

O Plano de Incentivo ao Transporte, inclusive foi tema de uma audiência pública realizada, na última quinta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal, quando o prefeito, explicou todo o projeto.

 
Mais Notícias...
«InícioAnterior414243444546PróximoFim»
Página 45 de 46