Início Últimas Notícias        Votorantim, 06 de dezembro de 2019  -   11:50:10                                 
Últimas Notícias
Prosseguem as formaturas do Proerd PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Dezembro de 2009 16:30

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o 40º Batalhão da Polícia Militar, estará nesta quinta-feira (10), às 10 horas, promovendo a formatura do Proerd (Programa Educacional de Combate e Resistência às Drogas e à Violência) na escola “Oscar Bento Mariano”, no Jardim Tatiana, para 104 alunos.

Com duração de dois meses, alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental participaram de encontros uma vez por semana com policiais devidamente preparados pelo Programa para abordar o tema. Com caráter preventivo, o Proerd procura ensinar as crianças a reconhecer e resistir às pressões daqueles que comercializam drogas, além de se manterem longe da violência.

Próximas formaturas

Nesta sexta-feira (11), às 18h30, o Proerd estará certificando 138 alunos da escola de Ensino Fundamental “Profª Edith Maganini”, (Vossoroca). Já na próxima semana haverá formaturas para 121 alunos, sendo na segunda (14), às 18 horas, para 60 alunos da escola de Ensino Infantil e Fundamental “Izabel Ferreira Coelho” (Rio Acima) e outros 61 estudantes se formam na terça-feira (15), às 19 horas, na escola “Lucinda Rodrigues Pereira Inácio” (Parque Morumbi).

Neste ano 1.753 alunos estão sendo formados pelo Proerd na rede municipal de ensino.

 
Formatura de cursos de qualificação profissional PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Dezembro de 2009 16:19

A cerimônia de entrega de certificados de qualificação profissional para 102 alunos divididos em duas turmas do curso de “Técnicas de Vendas no Varejo e nas Empresas” e outras duas turmas de “Assistente em Administração de Empresas”, aconteceu nesta terça-feira (08), no auditório municipal “Francisco Beranger” em Votorantim.

Estiveram presentes no evento o secretário de Cidadania e Geração de Renda, João Soares de Queiroz, que na oportunidade representou o prefeito; o coordenador do Programa de Qualificação Profissional (Prociq), Júlio Rodrigues e a coordenadora do Senac Sorocaba, Lígia Helena Battistuzzo. “Neste ano a Prefeitura por meio do Centro de Atendimento ao Trabalhador, já formou 1.700 pessoas que receberam certificados em diversos cursos de qualificação na área comercial e industrial com o objetivo de prepará-los para a inserção para o mercado de trabalho da cidade e região”, relatou Queiroz.

Todos os 102 alunos formados receberão uma bolsa-ajuda pelo PEQ - Programa Estadual de Qualificação Profissional no valor de 200 reais nos próximos três meses.

O curso que teve como objetivo a reinserção para o mercado de trabalho, contou com carga horária de 200 horas e foi desenvolvido pela prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda em parceria com a Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho) do Estado de São Paulo e com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

 
Dezembro já registra 162 mm de chuva PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Dezembro de 2009 16:17

Desde domingo (06), até a manhã desta quarta-feira (09), a base medidora instalada na portaria do Paço Municipal de Votorantim já registrou 72 milímetros de chuva e somado com o acumulado da primeira semana do mês totalizam 162 mm, ultrapassando o total do mês de dezembro do ano interior que foi de 135,5 mm.

Conforme dados da base medidora do índice pluviométrico, este ano de 2009 está chovendo mais, pois o acumulado do ano já chegou em 1573,6 milímetros de chuva, enquanto que em 2008 choveu 1352,0 mm.

 
15º Copa Brasil de Futebol Infantil - Votorantim 2010. PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Dezembro de 2009 21:00

Será realizado nesta quinta feira dia 10 de Dezembro às 10 horas da manhã no Teatro Municipal Francisco Berenger, na Avenida Newton Vieira Soares s/n. Centro, ao lado do Estádio Municipal o congresso técnico da 15ª Copa Brasil, organizado pela Prefeitura Municipal de Votorantim através da Secretaria de Esportes.

A novidade para está edição será aumento do numero de participantes para 18 equipes sendo: Seleção de Votorantim, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Portuguesa Desportos, Desportivo Brasil e Olé Brasil do Estado de São Paulo.

Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo do Estado do Rio de Janeiro.

Paraná Clube e Coritiba do Estado do Paraná.

Internacional e Grêmio do Rio Grande do Sul.

Atlético Mineiro e Cruzeiro de Minas Gerais.

Vitória da BA e Fortaleza do CE.

 

 
Votorantim lança carimbo comemorativo e selo personalizado PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Dezembro de 2009 16:43

O Prefeito de participou na noite desta segunda-feira (07), do lançamento do carimbo comemorativo e apresentação do selo personalizado, referente aos 46 anos de emancipação Político-administrativo do município. O evento marcou também a abertura da exposição filatélica, que permanece na cidade até sexta-feira (11).

Além do prefeito, participaram ainda da cerimônia, o gerente comercial dos Correios, Reginaldo Venâncio de Godoy; o gerente da região de vendas de Sorocaba, César Tadeu Menezes Reis; representando a Federação Brasileira de Filatelia, Gilberto Tenor; secretários municipais, e filatelistas da região.

O selo personalizado é o selo postal com uma vinheta na qual podem ser impressas imagens de pessoas físicas ou jurídicas, produzindo valor facial vinculado à tarifa postal vigente impressa no selo base, ele Pode ser usado no franqueamento de correspondências. Já o carimbo comemorativo é utilizado por um período determinado na Agência Central dos Correios na cidade, estampando com a marca desejada as correspondências confiadas àquela unidade.

Após a fala do prefeito ocorreu a obliteração, que é o ato da carimbação; momento simbólico do lançamento e apresentação das peças filatélicas, ao público presente. Em seguida foi aberta a exposição que permanece até sexta-feira, no espaço Aquário Cultura e pode ser visitada das 8 às 17 horas.

 
Hasteamento da Bandeira e corte do bolo marcam os 46 anos de Votorantim PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Dezembro de 2009 10:36

A forte chuva registrada na cidade desde a noite de segunda-feira (07) e toda a madrugada e manhã desta terça-feira (08), provocou o cancelamento do desfile comemorativo aos 46 anos de Emancipação Político-administrativa de Votorantim. Mas mesmo com a chuva houve o hasteamento ao pavilhão nacional e o tradicional corte do bolo comemorativo, ocorrido na praça de eventos “Lecy de Campos”.

Até o início desta manhã, a cidade registrou 63 milímetros de chuva, o que tornou impossível a realização do desfile. Desta forma o prefeito de Votorantim, juntamente com o sub-comandante do 40º Batalhão da Polícia Militar, major João Paulo Rolim e o delegado titular do município, Carlos Marinho Martins, realizou o hasteamento ao pavilhão, com a participação da Banda de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), sob regência do maestro, subtenente Ismael Cubas de Siqueira. A solenidade contou ainda com a participação do grupo de escoteiros Vuturaty, além de secretários municipais, vereadores e alunos da rede municipal e demais populares.

Após o hasteamento da bandeira, todos se dirigiram a marquise da praça de eventos, onde, então, ocorreu a apresentação da banda da PM, com repertório variado com destaque para o hino de Votorantim e parabéns a você. Já às 10h30 ocorreu o corte do bolo, que tem a organização do comerciante Adalberto Gonçalves e conta com a parceria de vários comerciantes e instituições da cidade.

 
Prefeitura lança Serviço Integrado de Informação ao Cidadão PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Dezembro de 2009 16:49

O prefeito de Votorantim participou na manhã desta segunda-feira (07), no saguão do Paço Municipal, da cerimônia de lançamento do SIIC (Serviço Integrado de Informação ao Cidadão). A central de atendimento será um setor ligado ao Gabinete do Prefeito e a Secretaria do Governo responsável por atender e responder as dúvidas e reivindicações dos munícipes.

O prefeito destacou a importância da ação com o auxílio da tecnologia a uma prestação de serviço mais rápida e eficiente.

Para a realização do serviço as atendentes contam com rede de computadores para o cadastramento das pessoas e encaminhamento do assunto à secretaria responsável. Além de ouvir e informar, o SIIC se responsabiliza em oferecer uma resposta ao cidadão.

Gestantes, idosos, portadores de deficiência física e mulheres com crianças terão prioridade no atendimento que acontece de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.

 
Encontro reuniu corais da região PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Dezembro de 2009 16:37

Cerca de 500 pessoas passaram neste final de semana no auditório municipal “Francisco Beranger” em Votorantim, para prestigiar as apresentações do canto coral de cinco cidades. O evento propiciou momentos agradáveis ao público, além promover a integração dos coralistas que mostraram o que há de melhor do canto coral.

Este é o 3º ano que o Nupep (Núcleo de Pesquisas Psíquicas de Sorocaba) promove o evento com o apoio da Prefeitura de Votorantim que teve como um dos objetivos difundir esse gênero musical. O evento também foi marcado pela entrega de certificados aos corais.

Cada grupo cantou em média 4 músicas, onde puderam mostrar suas características e performances. No sábado (05), houve apresentações da cidade Votorantim “Vem Viver” e de Sorocaba “Estaca Sorocaba”, “Arcs Msvca Sacra”, “Academia Concerto” e “Nupep”. No segundo dia do evento, domingo (06), o público prestigiou o coral “A Magia do Som” (Sorocaba), “Municipal de Votorantim” (Votorantim), “Madrigal Incantus” (Jundiaí), “Canto da Terra” (Salto), “Madrigal Cantabilis” (Jundiaí) e “Coro Masculino CBA” (Alumínio).

O casal Sidney e Juscelina Mattos comentaram sobre o evento cultural. “Gostamos muito, foi uma noite muito agradável, a música transmite algo bom que eleva a alma. Valeu a pena ter vindo”, disse Juscelina. Seu esposo completa falando da diversidade dos grupos. “Cada um com sua particularidade, uns mais ousados e isso é importante para o crescimento do espetáculo. Todos estão de parabéns”, comentou.

 
Saae de Votorantim recebe pedidos de ligação de água e esgoto só com alvará de construção PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Dezembro de 2009 16:33

Desde a última semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está realizando a ligação de água e esgoto residenciais, somente em imóveis que possuir alvará de construção. O objetivo é evitar que ligações sejam feitas em áreas irregulares. A nova norma está de acordo com o ato de nº 200, publicado pela própria autarquia.

A Saae explica que no momento em que a pessoa fizer o pedido de ligação de água e esgoto, deverá ter em mão o alvará de licença para construção, expedido pela Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb).

Já a certidão de inscrição no Cadastro Imobiliário, expedido pela diretoria de tributação, receita e fiscalização, vinculada a Secretaria de Finanças (Seef), deverá ser apresentada somente nos casos de inviabilidade da expedição do alvará de licença para construção, desde que devidamente justificada.

O Saae recebe em média 40 pedidos de ligação de água e esgoto por mês. O interessado em solicitar o serviço deve procurar pela autarquia e, estando com a devida documentação protocola o pedido. De imediato a pessoa recebe a caixa padrão para que faça a instalação. Posteriormente a isso, num prazo de até 15 dias, o serviço será executado.

 
Dia da Melhor Idade reúne moradores da região do Rio Acima PDF Imprimir E-mail
Seg, 07 de Dezembro de 2009 16:29

Um dia dedicado a atividades físicas e culturais, além de um tempo para cuidar da saúde e da beleza. É desta forma que muitas pessoas aproveitam o sábado (05), no projeto Melhor Idade, promovido pela Prefeitura de Votorantim por meio das secretarias de Cidadania e Geração de Renda, Saúde, Cultura, educação e Esportes e Lazer. O evento ocorreu na escola Izabel Ferreira Coelho, no Rio Acima.

O objetivo principal do encontro foi em divulgar e celebrar um plano de governo voltado a esse público para o ano de 2010. Durante o dia ocorreram atividades como teatro e contação de história, taichi, dança de salão, alongamento, apresentações de dança, vôlei, jogos cooperativos, gincanas e jogos recreativos; atividades de saúde, como DST/AIDS, aferição de pressão arterial, teste de diabetes, corte de cabelo, maquiagem, relaxamento, massagem, manicure e sorteio de brindes.

A aposentada Benedita de Queiroz Santos, 78 anos, aprovou o evento. Ela conta que ficou sabendo durante a semana e neste sábado logo pela manhã, compareceu à escola do bairro, onde mora há 66 anos. “Aproveitei para fazer exames de diabetes, cortei meu cabelo e estou fazendo as unhas”, contou. Muito entusiamada com o projeto, ela disse que durante o dia pretendia fazer outras atividades ainda.

A meta do projeto é formar uma Central de Atendimento com ações descentralizadas nos bairros, e levar a esse público voltado para a melhor idade, não só as atividades voltadas a saúde, mas ações preventivas como a caminhada e artes culturais. Na área da Educação o objetivo é levar projetos de alfabetização e cursos específicos. Outros bairros deverão receber o projeto.

 
Interdição de rua e avenida no Centro PDF Imprimir E-mail
Sáb, 05 de Dezembro de 2009 12:34

Conforme determinação da Polícia Militar, para dar mais segurança aos torcedores na final da Copa Paulista de Futebol, que será realizada neste domingo (06), às 10 horas, no estádio municipal “Domenico Paolo Metidieri”. A Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), estará interditando a avenida vereador Newton Vieira Soares e a rua Albertina Nascimento, no período das 8 às 12h30, ficando acessível somente para autoridades credenciadas e imprensa.

 
Prefeitura lança Serviço Integrado de Informação ao Cidadão PDF Imprimir E-mail
Sáb, 05 de Dezembro de 2009 12:28

Nesta segunda-feira (07), às 11 horas, acontecerá o lançamento do Serviço Integrado de Informação ao Cidadão (SIIC), que contará com central de atendimento no saguão do Paço Municipal. O serviço será um setor ligado ao Gabinete do Prefeito e a Secretaria do Governo responsável por atender e responder as dúvidas e reivindicações dos munícipes. O objetivo é aproximar o cidadão e oferecer a uma prestação de serviço rápida.

No espaço as atendentes contarão com rede de computadores e os munícipes ao chegarem receberão senha eletrônica e em caso de espera pelos serviços aguardarão em poltronas confortáveis. A rede de comunicação será através da intranet, aos quais todas as secretarias terão acesso. Gestantes, idosos, portadores de deficiência física e mulheres com crianças, terão prioridade no atendimento que será de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.

Nesse balcão de informações as pessoas poderão fazer suas reclamações, sugestões, críticas e solicitação de serviços. Além de ouvir e informar, o SIIC se responsabilizará por oferecer uma resposta ao cidadão, estreitando o relacionamento entre a Prefeitura e a sociedade de forma humanizada.

 
Votorantim lança carimbo e selo comemorativo dos Correios PDF Imprimir E-mail
Sáb, 05 de Dezembro de 2009 12:20

A cerimônia de lançamento do carimbo e selo comemorativo dos 46 anos de Votorantim, será realizada na terça-feira (07), às 19 horas, no Aquário Cultura, que fica ao lado da praça de eventos “Lecy de Campos”. A partir desta data todas as cartas postadas em Votorantim, contarão com o novo carimbo e selo.

No local também haverá exposição de selos de diversas localidades, que permanecerá no local eté o dia 11 e a visitapoderá ser feita das 8 às 17 horas.

 
Desfile de Aniversário de Votorantim PDF Imprimir E-mail
Sáb, 05 de Dezembro de 2009 12:12

Conforme a programação comemorativa do aniversário da cidade, nesta terça-feira dia 08 de dezembro, será iniciada a partir das 8 horas da manhã, com o hasteamento de bandeiras na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, na seqüência, ao lado do espaço, no prolongamento da avenida 31 de Março, haverá o desfile que celebra os 46 anos de emancipação político-administrativa de Votorantim. O evento contará com a presença do prefeito, do vice, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

O desfile terá início com a banda do Comando de Policiamento do Interior - CPI/7 da Polícia Militar, frota de veículos do 40º Batalhão da PM, projeto Proerd, frota de veículos do Corpo de Bombeiros.

A primeira apresentação artística será feita pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na seqüência, haverá a performance de 460 alunos da rede municipal de ensino e em seguida os 241 alunos da rede estadual.

O público também acompanhará a apresentação dos núcleos dos projetos da Prefeitura por meio das secretarias de Cidadania e Geração e Renda, Meio Ambiente, Cultura, Esportes e Lazer e de Saúde, seguindo com Escoteiros e finalizando com a participação dos integrantes da banda marcial de Votorantim da Escola “Wilson Prestes Miramontes” (Parque Jataí).


Após o desfile haverá o tradicional corte do bolo comemorativo com 46 metros de extensão, na marquise da Praça de Eventos.


 
Neste final de semana tem Feira de Artesanato PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 14:26

A marquise da Praça de Eventos estará recebendo a tradicional Feira de Artesanato de sábado (05) a terça-feira (08) em Votorantim, com cerca de 30 barracas entre artesanato e comidas típicas.

Os artesãos estarão comercializando trabalhos em tricô, crochê, biscuit, bordados, sabonete, madeira, bijuterias finas, arranjos florais, artigos de couro (jaqueta, carteira, cinto), entre outros trabalhos artísticos como camiseta e canecas com fotos personalizadas.

Já nas barracas de comestíveis o público poderá consumir as delícias que são oferecidas nas barracas de comestíveis, que conta com sucos, lanches naturais, derivados de milho, bolos, conservas, entre outras novidades.

A Feira de Artesanato tem parceria com a Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura e Comas (Comissão Municipal de Assistência Social).

Confira os horários da Feira

Sábado (5), domingo (6) e segunda-feira (07) das 17 às 22 horas. Já na terça-feira (08), inicia às 8 e encerra às 22 horas.

 
Alunos de escola municipal do Fornazari visitam a Prefeitura PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 14:24

Dentro do projeto “O Futuro de olho em Votorantim”, que visa conhecer aspectos geográficos e pontos turísticos de Votorantim, cerca de 20 estudantes do 3º ano da escola municipal “Maria Luiza Jacowicz”, do bairro Fornazari, estiveram no final da tarde desta quinta-feira (03), conhecendo vários pontos da cidade, entre eles, as repartições públicas como o Paço Municipal, o gabinete do prefeito municipal e suas funções.

Num bate papo com as crianças, o prefeito falou da emancipação de Votorantim, sua responsabilidade, bem como as ações que já realizou principalmente na área da Educação como os cheques para compra de material escolar e uniforme de verão e inverno, entre outras ações como a redução de tarifa de ônibus a partir de terça-feira (08).

As crianças fizeram várias perguntas, entre elas se havia alguma melhoria para o bairro Fornazari. O prefeito, então, apresentou a planta da nova escola para os estudantes que demonstraram surpresos por saber que contarão com uma escola mais ampla e arejada. “Além da construção da nova escola, levaremos outras melhorias como o alargamento da ponte na entrada do bairro, novo Centro Comunitário, pista de caminhada, entre outros benefícios para aquela localidade”, comentou ele.

No final do encontro, o prefeito agradeceu a visita e orientou as crianças para que valorizem cada vez mais os estudos e continuem preservando a escola para que outros também encontrem nela um local agradável para estudar.

Para a unidade escolar, a iniciativa também objetiva resgatar a história da cidade e por meio desta fazer com que os alunos num futuro próximo sejam cidadãos conscientes para uma sociedade melhor. O projeto está sendo desenvolvido desde o mês de agosto e aborda também as particularidades da cidade no presente.

Para o estudante Renan Pedroso Alves, de 8 anos, a visita foi muito importante. “Estou aqui pela primeira vez, gostei de conversar com o prefeito, ele explicou sua função. Vou contar em casa como foi a visita”, comentou satisfeito o aluno.

Outra estudante que fez parte da visita foi Giovana Jacinto. “Aprendi com o prefeito, tinha algumas dúvidas e ele esclareceu. Ele disse para sermos multiplicadores das boas ações e valorizar os estudos para sermos alguém na vida. Valeu a pena o passeio”, finalizou.

Estiveram acompanhando os estudantes a diretora Soraya Silva Rosa; a coordenadora Ana Maria Oliveira e a professora Eslideneri Fernandes Pinto.

 
Prefeito entrega iluminação em avenida na Vila Garcia PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 14:20

O Prefeito de Votorantim participou na noite da última quarta-feira (02), da entrega oficial da nova iluminação pública de trecho da avenida Izabel Ferreira Coelho, entre a Vila Garcia e Jardim Maria Lúcia.

Além do prefeito, estiveram presentes o gerente de Contas de Poder Público, da CPFL – Energia, Alexandre Hugo de Morais; o vereador Antônio dos Santos; secretários municipais e moradores do bairro.

A medida foi adotada pela Prefeitura de Votorantim em parceria com a CPFL – Energia. Ao todo foram colocadas 60 novas lâmpadas de vapor de sódio de 250 Watts. Cada poste da via, do trecho que compreende da avenida Octávio Augusto Rangel até o cruzamento com a rua Servina Cardoso Luvison, receberam dois braços de iluminação.

A Secretaria de Obras e Urbanismo por meio do setor de Elétrica, informou que com a nova iluminação, o referido trecho trará maior comunidade e que a troca foi realizada devido ao grande movimento de veículos e pedestres.

A nova iluminação do local atende reivindicação dos moradores por meio de requerimento encaminhado pelo vereador Antônio dos Santos.

 
Entrega de certificados de cursos de qualificação profissional PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 14:19

Cerca de 120 alunos estarão recebendo certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional “Técnicas de Vendas no Varejo e nas Empresas” e “Assistente em Administração de Empresas”, desenvolvidos pela prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda em parceria com a Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho) do Estado de São Paulo e com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O evento será na terça-feira (08), às 19 horas, no auditório municipal “Francisco Beranger”.

Os cursos foram desenvolvidos de segunda à sexta-feira, das 18 às 22 horas, em salas anexas da escola municipal Helena Pereira de Moraes (Parcão) no Centro. Nas aulas foi trabalhado a auto-estima, postura profissional e a reinserção para o mercado de trabalho.

Votorantim foi contemplada pela Sert, que atende em regiões do Estado de São Paulo e escolheu entre várias cidades o município de Votorantim, através do CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador).

Todos os alunos certificados receberão uma bolsa pelo PEQ - Programa Estadual de Qualificação Profissional no valor de 200 reais durante três meses.

 
Solenidade marca o funcionamento do Cartório de Registro de Imóveis, Civil das Pessoas Naturais e Jurídicas, Títulos e Documentos PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 14:13

O prefeito de Votorantim participou na manhã desta sexta-feira (04), da solenidade de celebração do funcionamento do Cartório de Registro de Imóveis, Civil das Pessoas Naturais e Jurídicas, Títulos e Documentos. O estabelecimento que já está em funcionamento há um mês, fica na rua Paula Ney, 109, na região Central.

Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade, a oficiala Naila de Rezende Khuri, responsável pelo Cartório; o secretário de Negócios Jurídicos, João Carlos Xavier de Almeida; a tabeliã, Gessia Toledo de Almeida Melo, além de demais secretários municipais.

O prefeito destacou que o Cartório de Imóveis para a cidade simboliza a autonomia. Ele disse ainda que a cidade está tendo grandes avanços em empreendimentos residenciais, principalmente com a chegada de novos condomínios. “O Cartório chega num importante momento, onde temos como meta de governo a regularização fundiária”, disse.

Este é o segundo Cartório do Município e sua instalação é o resultado do crescimento da cidade, que até então havia apenas um, e alguns serviços o município tinha que se dirigir até a vizinha Sorocaba. Como era o caso de registro de imóveis.

É neste novo cartório que estão sendo realizados os casamentos no civil, bem como os registros de nascimentos e óbitos. Uma vez que o cartório da Albertina Nascimento, também no Centro ficou com o serviço de Tabelionato de Notas, Protestos e Títulos.

O cartório bem como a prefeitura, estão somando esforços para a regularização fundiária da cidade. Outro serviço que o município passa a ter é a questão de registros de títulos e documentos, bem como o de notificações. O estabelecimento também está recebendo o registro de pessoa jurídica a exemplo de associações sem fins lucrativos.

 
Votorantim terá apresentação de Ballet Clássico PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 14:08

Nesta segunda-feira dia 07, alunas do Projeto Dançando de Qualquer Forma, farão uma apresentação de ballet clássico com o tema “Variações Clássicas e Populares”, às 19h30, no auditório municipal “Francisco Beranger”, em Votorantim.

O espetáculo se divide em dois momentos, “Variações Clássicas” e “Variações Populares”.

Primeiro Momento - espetáculo montado por meio de pesquisas dos compositores clássicos mais importante da história como Mozart, Tchaikovsky, Vivald, etc. A mesma pesquisa ocorreu com a música popular brasileira com os compositores Chico Buarque, Elis Regina, Elba Ramalho, Roupa Nova e até a mais recente Maria Rita.

O evento é o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do ano, dentro do projeto social Dançando de Qualquer Forma, que atende cerca de 80 crianças na faixa etária de 4 a 12 anos, sendo desenvolvido pela Academia Interação em parceria com a Prefeitura de Votorantim.

As aulas acontecem no Centro Cultural Mathias Gianolla na parte superior da Biblioteca Municipal e têm como proposta atender crianças de baixa renda, possibilitando benefícios físicos, emocionais, afetivos, além de auxiliar no processo de desenvoltura e social.

 
Votorantim promove o Dia da Melhor Idade PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 09:54

A Prefeitura de Votorantim por meio das secretarias de Cidadania e Geração de Renda, Saúde, Cultura, educação e Esportes e Lazer, promove no sábado (05), das 8 às 17 horas, na escola Izabel Ferreira Coelho, no Rio Acima, o Dia da Melhor Idade. O encontro tem por objetivo divulgar e celebrar um plano de governo voltado a esse público para o ano de 2010.

Durante todo o dia haverá atividades como teatro e contação de história, taichi, dança de salão, alongamento, apresentações de dança, vôlei, jogos cooperativos, gincanas e jogos recreativos; atividades de saúde, como DST/AIDS, aferição de pressão arterial, teste de diabetes, corte de cabelo, maquiagem, manicure e sorteio de brindes para todos os participantes.

A meta do projeto é formar uma Central de Atendimento com ações descentralizadas nos bairros, e levar a esse público voltado para a melhor idade não atividades voltadas a saúde, mas ações preventivas como a caminhada e artes culturais. Na área da Educação o objetivo é levar projetos de alfabetização e cursos específicos. Portanto o encontro deste sábado vai possibilitar ao participantes, que opine com sugestões para que possa contribuir com o projeto.

 
Votorantim inaugura Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 09:51

Com capacidade para 1.640 atendimentos por mês, o prefeito de Votorantim inaugurou na tarde desta quinta-feira (03), o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança “Antonia Mendes Gonçalves”. O atendimento ao público terá início na próxima quarta-feira (09).

O ambulatório que fica na rua José Belini, 97, no Jardim Paraíso, vai atender as seguintes especialidades: gestação de alto risco, cirurgia infantil, endocrinologia infantil, neurologia infantil, mastologia, urologia infantil, pediatra médio risco, planejamento familiar, coloposcopia, clínica de bebê e odontologia da gestante de risco.

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e dos filhos da homenageada, Maria Luiza e José Luiz Gonçalves; além de uma apresentação do coral formado por pacientes atendidos pelo Centro de Atendimento Psicosocial (Caps).

Para o prefeito, o ambulatório trata de um espaço que mostra o salto de qualidade, sobretudo na estrutura em relação ao que já era oferecido pelo Ambulatório de Especialidades Médicas “Dr. Heitor Avino”. “Esse atendimento específico terá como objetivo maior de de salvar vidas, o que é a nossa meta”, destacou.

A implantação do ambulatório tem por objetivo centralizar todo o atendimento considerado de risco para a mulher, como a exemplo de gestantes e de bebês recém-nascidos. Esse novo espaço, além de pediatras, terá médico endocrinologista, neurologista e urologista infantil, cirurgião ginecologista e odontologista para criança até 3 anos.

A meta desta centralização é fazer com que esse grupo de pacientes receba melhor acompanhamento dos profissionais, que farão o monitoramento do índice de mortalidade infantil e natalidade.

O ambulatório será dotado de equipamentos como Ultrassom, Colposcópio, Aminoscópio e Foco Cardiofetal e terá condições para realizar alguns tipos de cirurgias.

 
Prefeitura conclui limpeza em residência no Vossoroca PDF Imprimir E-mail
Sex, 04 de Dezembro de 2009 09:11

A prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), concluiu na tarde desta quinta-feira (03), a limpeza nas dependências da residência situada na esquina das ruas Catarina Maria de Jesus com a Orlando Silva, no Bairro Vossoroca. O serviço teve início na manhã desta quarta-feira (02), em cumprimento a liminar de intimação e citação, expedido pela juiza Graziela dos Santos Biazzim, da 2ª Vara Cível da cidade. A medida visava a remoção de todo entulho, lixo e materiais inservíveis, acumulados de forma irregular tanto na calçada, bem como nas dependências da residência.

Portanto, somente nas primeiras horas de limpeza foram retirados sete caminhões. Com a finalização dos trabalhos nesta tarde, a equipe da Sesp, contabilizou o total de 32 caminhões de material inservível. Assim concluiu a retirada dos objetos, a frente de trabalho lavou o local.

A família continua na casa, e deverão nos próximos dias receber orientações de equipes da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), para que não voltem a acumular materiais inservíveis na casa.

 
Prefeito apresenta certificado e troféu selo Município Verde e Azul para agente ambientais PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Dezembro de 2009 15:53

Na manhã desta quinta-feira (03), o prefeito de Votorantim, juntamente com o secretário do Meio Ambiente e o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), apresentou no gabinete no Paço Municipal, o certificado conquistado na última terça-feira (01), no projeto Município Verde e Azul.

Este é o segundo ano que a cidade de Votorantim, recebeu o selo Município Verde e Azul. Dentre os 563 municípios participantes, Votorantim obteve a 36ª colocação, com 89,51 pontos.

Estiveram presentes ainda nesta reunião, agentes ambientais, além de vários secretários municipais.

O prefeito destacou que esta é uma importante conquista para o município e todas as secretarias estão envolvidas. Ele explicou que é o resultado de uma política de governo e mostra os avanços do município nas questões ambientais.

O projeto Município Verde e Azul, avalia dez diretivas que regem o projeto, são eles: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

 
Clubinho Amigos do Meio Ambiente visita o Corpo de Bombeiros de Votorantim PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Dezembro de 2009 10:36

Como parte da programação desenvolvida no CEA (Centro de Educação Ambiental), as crianças do “Clubinho Amigos do Meio Ambiente”, da Prefeitura de Votorantim, fizeram uma visita ao Posto de Bombeiros da cidade. O objetivo foi conhecer o dia-a-dia da corporação, além de questões que envolvem o Meio Ambiente.

As crianças foram recebidas pelo soldado Emerson Moreno que, após mostrar as instalações, falou sobre as atividades diárias do Corpo de Bombeiros e seus equipamentos, como prevenir acidentes domésticos e a necessidade do uso do cinto de segurança no banco de trás do automóvel.

Durante a visita o soldado Moreno relacionou os acidentes como prejuízo não só para o ser humano, mas também ao meio ambiente. Citou ainda sobre o dióxido de carbono emitido durante as queimadas o qual aumenta os efeitos do aquecimento global e as enchentes ocorridas pela falta da mata ciliar e do entupimento das bocas de lobo causado pelo lixo jogado na rua.

Saiba mais

O “Clubinho Amigos do Meio Ambiente” fica na sala verde do complexo urbanístico “Zeca Padeiro”, ao lado do Paço Municipal e é direcionado para crianças de 7 a 14 anos, onde desenvolve atividades relacionadas a questões socioambientais. Localizado em sala anexa a Biblioteca Municipal, o espaço conta com cerca de 500 livros entre técnicos, de biologia, educação ambiental, legislação ambiental e específicos relacionados à área ambiental, além de CDs e DVDs que estão disponíveis para assistir no próprio local ou para empréstimos.



 
Prefeitura entrega títulos de moradia PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Dezembro de 2009 10:33

O prefeito de Votorantim assinou e entregou na tarde desta quarta-feira (02), o Termo de Concessão Especial para Fins de Moradia e Título Onoroso a onze famílias, numa área na rua Izabel Corrêa, no Parque Bela Vista.

Para o prefeito, esse é um reconhecimento às famílias que residem no local há anos. Ele destacou que esse é um título que dá condição de reconhecimento as pessoas que ali residem e possibilita até mesmo um futuro financiamento para reforma e construção.

Com essa ação, as famílias que residem naquela área poderão construir suas moradias em alvenaria e de forma segura. Uma vez que grande parte delas residem em casas de madeira. Com isso as famílias terão cada uma área de 140 m².

O prefeito também informou que a prefeitura está empenhada na questão de moradia, principalmente para aqueles que residem em área de risco. Ele disse ainda que esta entrega de títulos é o início para a legalização das famílias de outras áreas da cidade.

Moradora da área há 20 anos, a dona de casa Sirlei dos Santos Nunes que estava acompanhada do marido Airton Pereira Nunes, se emocionou ao receber o documento. Na oportunidade ela agradeceu em nome dos demais, pelo importante acontecimento.

 
Proerd forma neste ano cerca de 1700 alunos da rede municipal PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Dezembro de 2009 10:27

A primeira formatura deste semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), aconteceu nesta terça-feira (01), para 67 estudantes da escola de Ensino Infantil e Fundamental “Antonio Marciano”, no Parque Bela Vista.

Neste ano o Proerd já formou 1.390 estudantes e nos próximos dias formará mais 363, totalizando 1.753 alunos da rede municipal. As formaturas estão sendo promovidas pela Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Educação e o 40º Batalhão da Polícia Militar e estão sendo realizadas nas escolas e é aberta à participação da comunidade.

O evento desta terça-feira (01), contou com a presença de profissionais da Educação, alunos e comunidade, além de apresentações artísticas dos estudantes, homenagens aos professores e entrega de certificados aos estudantes.

Segundo a instrutora, soldado feminina Françoise Rouco, as aulas objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além da resistência às drogas. “Nas aulas criamos um elo de amizades na qual abordamos a escolha correta, o que queremos é que as crianças fiquem longe das drogas e levem esse programa à frente”, contou.

A aluna Najime Gabrielle de 11 anos comentou sobre o programa. Achei importante aprendi bastante, principalmente sobre as conseqüências das drogas. Meus pais falaram que isso é muito bom e que no tempo deles não havia Proerd. Tenho certeza que nunca vou me envolver com as drogas pelos danos que elas nos causam”, contou.

O casal José e Malvina Domingues acompanharam a formatura da neta e disseram a importância do aprendizado na vida da criança. “Nossa neta sempre comentava sobre o curso e de como estava gostando. Esperamos que este aprendizado para seja uma base para enfrentar o dia-a-dia e que ela multiplique as informações” disse José.

Conforme cronograma as próximas formaturas ocorrerão nos dias: 10, às 10 horas, na escola “Oscar Bento Mariano” (Jardim Tatiana), para 104 alunos. No dia 11, às 18h30, será na escola “Profª Edith Maganini” (Vossoroca), para 138 formandos. No dia 14, às 18 horas, a formatura acontecerá na escola “Isabel Ferreira Coelho” (Rio Acima), para 60 estudantes e a última formatura do ano ocorrerá no dia 15, às 19 horas na escola “Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio” (Parque Morumbi).

Com aulas uma vez na semana durante 3 meses, os estudantes aprenderam através dinâmicas a fortalecer a auto-estima, técnicas de resistência (maneiras de dizer não) às diversas fontes negativas de pressão para o uso de drogas, e os malefícios causados pelas drogas lícitas (bebidas alcoólicas, cigarros, etc...) e ilícitas (maconha, cocaína, crack, etc...).

 
Direção da Faculdade Pitágoras anuncia inauguração PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Dezembro de 2009 10:23

O prefeito de Votorantim recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (02), a visita do diretor local da faculdade Pitágoras, Leandro Dizotti, da gerente comercial regional Priscila Ananias e do diretor do Colégio SER e parceiro da iniciativa, empresário Francisco Pagliato Neto. Na oportunidade anunciaram que nos próximos dias Votorantim passará a contar com um campus universitário da faculdade Pitágoras.

Durante a reunião foi decidido que a previsão de inauguração será para dia 16 e para isso deverá ser publicada uma portaria de autorização de funcionamento pelo MEC. O vestibular está previsto para ocorrer no início de janeiro para os cursos de Administração de Empresas, Ciências da Computação, Jornalismo, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. Já em maio a previsão é o início de cursos de pós-graduação conforme demanda da região.

O prédio está instalado à avenida Juscelino Kubitschek, ao lado do prolongamento da avenida 31 de Março, na entrada da cidade e conta com 22 salas de aulas com capacidade para 1.200 alunos por período e disponibiliza ainda cinco laboratórios e biblioteca.

 
Escola Municipal do Parque Jataí II será inaugurada na sexta-feira PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Dezembro de 2009 10:13

A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Educação, inaugura nesta sexta-feira (04), a Escola Municipal “Profº Gilberto Santos”, no Parque Jataí II. A solenidade faz parte da programação da Semana de Emancipação do Município.

 

A solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito, de familiares do “Profº Gilberto Santos”, que denomina a unidade de ensino, além de demais autoridades.

Com capacidade para 320 alunos, a escola tem 1.110m² de área construída, na esquina das ruas Jesus Rodrigues com a Luiz Frias. A nova escola da rede municipal tem oito salas de aulas, sala de informática, multimeios, biblioteca, sala de professores, sala de coordenação, diretoria, secretaria, cozinha, despensa e seis sanitários.

A nova unidade vai beneficiar toda a demanda daquela região, o que vai facilitar o deslocamento dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 
Novembro registrou 248,3 mm de chuva PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Dezembro de 2009 10:10

A base medidora que registra o índice pluviométrico em Votorantim, localizada na portaria do Paço Municipal, registrou neste mês de novembro 248,3 milímetros de chuvas. Este número está acima do verificado no mesmo período do ano anterior, quando acusou 135,5 mm. Em novembro ocorreram chuvas em 15 dias.

 
Prefeitura cumpre liminar e retira lixo e material inservível de residência no Vossoroca PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Dezembro de 2009 13:43

Em cumprimento a liminar de intimação e citação, expedido pela juiza Graziela dos Santos Biazzim, da 2ª Vara Cível da cidade, funcionários da Prefeitura de Votorantim por meio das secretarias de Serviços Públicos, Saúde e Cidadania e Geração de Renda (Seci), removeram todo entulho, lixo e materiais inservíveis, acumulados de forma irregular tanto na calçada, bem como nas dependências da residência situada na esquina das ruas Catarina Maria de Jesus com a Orlando Silva.


As equipes da prefeitura, e com auxílio de três caminhões chegaram ao local por volta das 8h30, para o cumprimento da medida judicial. Assim que a dona da residência Maria José de Araújo, recebeu e tomou conhecimento do mandado, teve início o trabalho de limpeza. Foram retirados cerca de sete caminhões de material.


A quantidade de lixo, material inservíveis e entulho tomava conta de toda a extensão da calçada, bem como no quintal e no interior da residência. No local, de péssimas condições de higiene, vivem aproximadamente dez pessoas de uma mesma família. Há tempos é que eles são notificados pelo setor competente da prefeitura, bem como recebendo a visita e acompanhamento da Vigilância Sanitária e de assistente social da Seci.


A situação de sujeira e acúmulo de lixo era frequentemente alvo de reclamação por parte dos moradores vizinhos. Tanto é que a prefeitura tentou por diversas vezes por meio de notificação de fiscais da Sesp a resolução do problema de forma amigável.


O problema ganhou tal proporção, que os moradores vizinhos, diariamente, estavam sendo incomodados por invasão de ratazanas, baratas e moscas. Para a Vigilância Sanitária, a quantidade de lixo estava colocando em risco até mesmo a situação de higiene dos vizinhos.


A Seci informou que após a limpeza do local, os moradores passarão a receber de forma continua a visita de assistente social e demais equipes que farão acompanhamento para que eles passem a reciclar o material de forma adequada. Um médico de especialidade será encaminhado ao local para que passe a acompanhar a família, entendendo que esse hábito de acumular material inservível na casa é crônico.

 
Votorantim terá encontro de corais PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Dezembro de 2009 13:15

Como parte das comemorações alusivas ao 46º aniversário de emancipação político administrativa de Votorantim, a cidade promoverá neste final de semana o III Encontro de Corais. As apresentações ocorrem no sábado (05) e domingo (06), às 20 horas, no auditório municipal “Francisco Beranger”, onde o público terá oportunidade de apreciar inúmeros coralistas da cidade e região que se reunirão para mostrar o que há de melhor do canto coral.

Este é o 3º ano que o Nupep (Núcleo de Pesquisas Psíquicas de Sorocaba) promove o evento com o apoio da Prefeitura de Votorantim e tem como objetivo além de propiciar momentos agradáveis aos participantes, difundir esse gênero musical.

Sobem ao palco no sábado os corais: da cidade de Votorantim “Vem Viver” e de Sorocaba “Estaca Sorocaba”, “Arcs Msvca Sacra”, “Academia Concerto” e “Nupep”. Já no domingo se apresentam “A Magia do Som” (Sorocaba), “Municipal de Votorantim” (Votorantim), “Madrigal Incantus” (Jundiaí), “Canto da Terra” (Salto), “Madrigal Cantabilis” (Jundiaí) e “Coro Masculino CBA” (Alumínio).

 

 

 

 

 
Adolescentes do Ação Jovem participam de encontro PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Dezembro de 2009 08:15

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) da Prefeitura de Votorantim, promoveu nesta terça-feira (01), no auditório municipal “Francisco Beranger”, um encontro com os participantes do Programa Ação Jovem. Na oportunidade eles participam da apresentação especial do ventríloquo Antônio Carlos e do boneco Zequinha e sua turma que abordou o tema “Minha vida vale ouro”.

O Ação Jovem conta em Votorantim, com a participação de aproximadamente 600 jovens que recebem subsídio no valor de R$ 60,00 ao mês. O programa é um benefício do governo Estadual como incentivo aos jovens para concluir o Ensino Médio. Participam do programa jovens cuja famílias recebem renda percapta de meio salário-mínimo.

Durante o ano eles participaram de várias palestras, dinâmica em grupo, oficinas de pintura, artesanato, música, entre outros, voltados para o tema juventude. O programa ajuda ainda no desenvolvimento da escola e da família, além de encaminhar para o 1º emprego e como se apresentar para uma entrevista de admissão.

 
Cerca de 1700 alunos da rede municipal participam da Prova Brasil PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Dezembro de 2009 08:04

A Prova Brasil está sendo aplicada em 23 escolas da Rede Municipal de Educação de Votorantim para 1700 estudantes de 4ª série do Ensino Fundamental. A prova teve início nesta terça-feira (30) e prossegue até sexta-feira (04).

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar tem como objetivo analisar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários sócio econômico, neste último os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Não há custo para o município com a aplicação da Prova Brasil. Além disso, os resultados são: a base para o cálculo do Ideb do Ensino Fundamental de cada município e escola, ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

A Prova Brasil é aplicada pelo Ministério de Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB).

 
Gincana Natal da Paz arrecada mais de 9,5 toneladas de alimentos PDF Imprimir E-mail
Ter, 01 de Dezembro de 2009 17:37

A premiação da Gincana Natal da Paz realizada pela Comas (Comissão Municipal de Assistência Social), com o apoio da Prefeitura de Votorantim, aconteceu nesta terça-feira (01), no saguão do Paço Municipal, às escolas que mais arrecadaram donativos na 7ª edição da Gincana Natal da Paz, que contou com a participação de 43 unidades escolares e juntas arrecadaram um montante de 9.780 quilos de alimentos.

O evento contou com a presença de autoridades, vereadores, secretários e servidores municipais. A premiação foi entregue pela presidente da Comas Suzana Martellini Pivetta que aproveitou para agradecer a secretária bem como os profissionais da área de Educação, funcionários, alunos e seus familiares envolvidos na arrecadação dos alimentos.

Foram premiados em 1º lugar: creche “Felipe Kalil”, do Jardim São Luiz (com um computador); 2º lugar: a escola “Abimael Carlos de Campos”, da Vila Dominguinho (tv 21”); 3º lugar: escola “Isabel Fernandes Pedroso”, do Jardim São Lucas (aparelho de DVD) e em 4º lugar: a escola “Profª Edith Maganini”, do Vossoroca (rádio).

A Gincana visou resgatar valores da solidariedade e mobilizar a comunidade numa efetiva participação de partilha para com o próximo.

 
Pelo segundo ano consecutivo Votorantim recebe o certificado do projeto Município Verde e Azul PDF Imprimir E-mail
Ter, 01 de Dezembro de 2009 15:54

Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Votorantim recebeu o certificado do projeto Município Verde e Azul. A divulgação do ranking foi feita pelo governador José Serra, no início da tarde desta terça-feira (01), em São Paulo. Dentre os 563 municípios participantes, Votorantim obteve a 36ª colocação, com 89,51 pontos.

O prefeito municipal, juntamente com o vice e o secretário de Meio Ambiente, participou da solenidade que reuniu representantes de todos os municípios participantes. Para o prefeito, a pontuação atingida pela cidade mostra o compromisso assumido com o meio ambiente e as ações que vem sendo realizadas desde o início do ano.

Entre os municípios da região, a cidade ficou atrás apenas de Sorocaba, que somou 89,79 pontos e ocupa a 31ª posição do ranking. Das participantes, 156 atingiram os 80 pontos exigidos e terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.

O projeto Município Verde e Azul, avalia dez diretivas que regem o projeto, são eles: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

Neste ano o nome do Projeto mudou para Município Verde Azul para deixar bem claro que a agenda azul, das águas, também é levada em conta no Projeto. Atualmente, já chega a 600 o número de municípios comprometidos com as metas do Pacto das Águas ante outros 50 no resto do planeta.

 
Aluno do Proame conquista a sexta colocação em nível estadual no projeto “Fabricando Artes” PDF Imprimir E-mail
Ter, 01 de Dezembro de 2009 14:06

Cerca de 100 crianças do Programa de Amparo ao Menor (Proame), unidades da Vila Garcia e Conjunto Habitacional “Mário Augusto Ribeiro”, participaram nesta segunda-feira (30), do encerramento do projeto Fabricando Arte.

Na oportunidade foi realizada a premiação dos melhores trabalhos feitos na cidade e divulgado os dez melhores trabalhos em nível nacional, onde a sexta colocação é representada por um aluno de Votorantim. O objetivo foi o de oferecer inclusão social por meio da arte e educação. Durante o ano os alunos participaram de oficinas de artes plásticas e produção de histórias em quadrinhos.

O aluno Jefferson Henrique Saraiva Fonseca, 16 anos, da unidade do Conjunto “Mário Augusto Ribeiro”, ficou com a sexta colocação em nível nacional. Na solenidade desta segunda-feira, outros dez alunos também foram premiados com seus desenhos.

Jefferson elaborou a tirinha com o tema aquecimento global. Ele disse que ficou muito surpreso com a colocação. “É importante essa participação e gosto muito de desenhos”, conta o aluno que está no Proame há três anos.

Durante a solenidade que ocorreu no auditório municipal “Francisco Beranger”, estiveram presentes o secretário de Cidadania e Geração de Renda (Seci); professores e coordenadoras das duas unidades do PROAME; além de representantes da Dixie Toga de Votorantim.

O secretário de Cidadania e Geração de Renda destacou que projetos como esse é um investimento para um futuro com menos violência e desigualdade social.

No local também foi realizada uma exposição com os trabalhos dos alunos participantes.

 
Reunião entre Prefeitura de Votorantim, Federação Paulista e Polícia Militar define esquema de segurança para a final da Copa Paulista PDF Imprimir E-mail
Ter, 01 de Dezembro de 2009 14:00

Uma reunião na manhã desta terça-feira (01), no gabinete do Paço Municipal, definiu o esquema de segurança para a partida final entre Votoraty e Paulista de Jundiaí, pela Copa Paulista. O jogo será no domingo às 10 horas, no estádio municipal “Domenico Paolo Metidieri”.

A reunião foi aberta pelo prefeito municipal e seu vice, e teve a participação do diretor de Segurança e Prevenção à Violência da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marcos Cabral Marinho de Moura, o coronel Marinho; do sub-comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major João Paulo Rolim Marques; do sargento Antônio Marcos Pereira, do Corpo de Bombeiros; dos secretários de Esporte, de Segurança Comunitária e de Gestão Política e Econômica; representando o Votoraty, esteve presente Giovanni Coutinho, além de representantes da Polícia Militar e do Grupo Única de Segurança.

O prefeito de Votorantim destacou que o município está se preparando para receber essa importante festa que sera a final da competição, bem como com a questão da segurança. “Estamos oferecendo todo o apoio necessário para esta final, e para a disputa do Campeonato Paulista da Série A-2”, disse.

Para a partida final o clube colocará a disposição dos torcedores, uma carga de 5 mil ingressos, sendo que parte desses serão destinados ao clube de Jundiaí. Por orientação do coronel Marinho, os torcedores da equipe visitante deverão adquirir os ingressos em Jundiaí, uma vez que não haverá bilheterias destinadas a eles no estádio. Para o representante da FPF, por medida de segurança, os torcedores adversários deverão chegar escoltados pela polícia rodoviária até a entrada da cidade, onde a escolta passará a cargo da polícia local, seguindo até o interior do estádio.

A entrada dos torcedores visitantes será pelo portão três, ao lado do Auditório Municipal. Enquanto os torcedores de Votorantim, terão acesso ao estádio pelo portão um, entrada principal do estádio e pelo portão 02, que trata-se de uma nova entrada, que fica na rua Albertina do Nascimento.

Durante o encontro ficou definido ainda que os portões serão abertos pela polícia Militar, após vistoria, a partir das 8 horas. Fica proibida ainda a entrada no estádio de bandeiras com mastro e qualquer tipo de fogos de artifícios.

 
Solenidade nesta sexta-feira, celebra o funcionamento do Cartório de Registro de Imóveis, Civil das Pessoas Naturais e Jurídicas, Títulos e Documentos PDF Imprimir E-mail
Ter, 01 de Dezembro de 2009 13:59

Como parte da programação da Semana da Emancipação do Município, a Prefeitura de Votorantim promove na sexta-feira (04), às 8h30 a celebração do funcionamento do Cartório de Registro de Imóveis, Civil das Pessoas Naturais e Jurídicas, Títulos e Documentos. A solenidade será no próprio estabelecimento na rua Paula Ney, 109, na região Central.

Este é o segundo Cartório do Município e sua instalação se deu devido ao crescimento natural da cidade, que até então havia apenas um, e alguns serviços o município tinha que se dirigir até a vizinha Sorocaba. Como é o caso de registro de imóveis.

É neste novo cartório que estão sendo realizados os casamentos no civil, bem como os registros de nascimentos e óbitos. Uma vez que o cartório da Albertina Nascimento, também no Centro ficou com o serviço de Tabelionato de Notas, Protestos e Títulos.

Com isso as pessoas que queiram legalizar suas situações de escrituras, bem como contratos para o financiamento da casa própria deverão procurar o estabelecimento. A oficiala Naila de Rezende Khuri, lembra que a posse de escritura pública, não significa que a pessoa é proprietária.

O cartório bem como a prefeitura, estão somando esforços para a regularização fundiária da cidade. Outro serviço que o município passa a ter é a questão de registros de títulos e documentos, bem como o de notificações. O estabelecimento também está recebendo o registro de pessoa jurídica a exemplo de associações sem fins lucrativos.

 
Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança será inaugurado nesta quinta em Votorantim PDF Imprimir E-mail
Ter, 01 de Dezembro de 2009 13:54

A prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Saúde, inaugura nesta quinta-feira (03), o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança. A estimativa é que 192 mulheres em período de gestação sejam atendidas mensalmente, além de 85 atendimentos de pediatria de risco, 110 planejamento familiar e 150 ultrassonografias sejam realizadas. O atendimento será na rua José Belini, 97, no Jardim Paraíso.

A implantação do ambulatório faz parte do plano de governo do atual prefeito e tem por objetivo centralizar todo o atendimento considerado de risco para a mulher, como a exemplo de gestantes e de bebês recém-nascidos. Esse novo espaço, além de pediatras, terá médico endocrinologista, neurologista e urologista infantil, cirurgião ginecologista e odontologista para criança até 3 anos.

A meta desta centralização é fazer com que esse grupo de pacientes receba melhor acompanhamento dos profissionais, que farão o monitoramento do índice de mortalidade infantil e natalidade.

Para a secretária de Saúde, o ambulatório vai melhorar as condições de atendimento no atual Ambulatório de Especialidades Médicas “Dr.Heitor Avino”, hoje, responsável também pelo atendimento da mulher. Ela explica que as Unidades Básicas de Saúde também serão beneficiadas com este atendimento.

O ambulatório será dotado de equipamentos como Ultrassom, Colposcópio, Aminoscópio e Foco Cardiofetal e terá condições para realizar alguns tipos de cirurgias. Ao ser inaugurado nesta quinta-feira, deverá iniciar o atendimento às mulheres da cidade a partir do dia 9 de dezembro.

 
Iluminação em avenida da Vila Garcia será entregue oficialmente nesta quarta-feira (02) PDF Imprimir E-mail
Seg, 30 de Novembro de 2009 16:00

O Prefeito de Votorantim participa nesta quarta-feira (02), às 19h30, da entrega oficial da nova iluminação pública de trecho da avenida Izabel Ferreira Coelho, entre a Vila Garcia e Jardim Maria Lúcia. A entrega será no cruzamento da avenida com a rua Benedito Krafecick.


A medida foi adotada pela Prefeitura de Votorantim em parceria com a CPFL – Energia. Ao todo foram colocadas cerca de 60 lâmpadas de vapor de sódio de 400 Watts, a novidade é que cada poste, até o cruzamento da via com a rua Servina Cardoso Luvison, estão com dois braços de iluminação.


A Secretaria de Obras e Urbanismo por meio do setor de Elétrica, informou que com a nova iluminação, o referido trecho trará maior comunidade e que a troca foi realizada devido ao grande movimento de veículos e pedestres.


A nova iluminação atende ao requerimento encaminhado à prefeitura, de autoria do vereador Antônio dos Santos. Segundo o documento do parlamentar a situação da via estava preocupando os moradores, uma vez que a avenida em determinado trecho é mais larga e com isso a antiga iluminação não estava sendo o suficiente. Com a troca da iluminação, os populares que se utilizam da via terão maior comodidade e segurança, bem como os comerciantes daquela região.

 
Moradores de área verde da rua Izabel Corrêa recebem escrituras PDF Imprimir E-mail
Seg, 30 de Novembro de 2009 15:59

A Prefeitura de Votorantim promove nesta quarta-feira (02), uma solenidade para a entrega de títulos a doze famílias residentes na área verde situada na rua Izabel Corrêa, no Parque Bela Vista. A cerimônia que será às 16 horas, no gabinete do Paço Municipal, faz parte da programação da Semana da Emancipação do Município.


A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) realizou o cadastramento das famílias que residiam no local há alguns anos. Feito esse cadastro, foi encaminhado a Companhia Habitacional (Cohap), que por meio de sua equipe técnica dividiu a área em 14 lotes de aproximadamente 140 m², cada um. A princípio serão essas doze famílias que receberão as escrituras.


A Secretaria de Negócios Jurídicos informa que as famílias já apresentaram toda a relação de documentos necessários. Com isso elas receberão nesta data as escrituras desses terrenos.


Com essa ação, as famílias que residem naquela área poderão construir suas moradias em alvenaria e de forma segura. Uma vez que grande parte delas residem em casas de madeira. Para o Governo Municipal, esses moradores que lá residem poderão construir de forma digna suas casas com um conforto maior e assim obter melhor qualidade de vida, uma vez que terão a posse legal do terreno.

 
Programa trata feridas de diabéticos e pessoas com problemas circulatórios PDF Imprimir E-mail
Qua, 25 de Novembro de 2009 13:12

Cerca de 200 pacientes ao mês são atendidos no ambulatório de feridas da Unidade Básica de Saúde do Jardim Archila da Prefeitura de Votorantim. Essa ação faz parte de um programa municipal que visa acompanhar pacientes no tratamento de feridas ocasionadas por algumas doenças.

Segundo a equipe responsável pelo projeto, o paciente recebe um atendimento completo incluindo orientações de alimentação e repouso. “Além de tratar o machucado, procuramos orientar o paciente no seu dia-a-dia, para que se recupere o mais rápido possível”, contou a enfermeira responsável pelo projeto Rosecler Candido.

Ela explica que as pressões de úlcera (feridas), normalmente ocorrem por problemas circulatórios, diabetes e a interrupção de medicamentos. Durante o tratamento os pacientes recebem aplicação especial de remédio com prata nano cristalina e um bactericida que elimina as bactérias e protege toda a área afetada, e aplicação de hidrogel sem alginato e livre de álcool e outro gel que mantém a ferida úmida e a limpa para que o organismo possa recompor o tecido humano, fechando de dentro para fora.

“Quase perdi minha perna e graças ao tratamento estou muito bem, agora já consigo andar. Foi um milagre. Só tenho a agradecer a equipe”, comentou Augustinho Lucas, de 56 anos.

A aposentada Aparecida de Lima Ferreira, de 74 anos, tem feridas nas duas pernas e conta que está satisfeita com o tratamento. “Cansei de ir para várias cidades e nada resolveu, só foi sofrimento, Foi aqui em Votorantim que percebi a melhora. A evolução da cura está sendo bem rápida e para fazer o tratamento conto com o serviço de ambulância, é só ligar e eles vem me buscar. Só tenho a agradecer”, contou a moradora do São Matheus.

Outra paciente que está no final do tratamento é Isaura Moreira da Silva, de 55 anos, que freqüenta há 3 meses o ambulatório. “Começou com uma coceira e quando percebi já estava uma ferida, a infecção cresceu muito rápida. Então procurei pelo tratamento. Hoje minha perna está ótima, não tenho mais dores e a ferida está fechando. Procuro seguir as orientações com alimentação e repouso para que minha perna não inche tanto”, comentou Isaura.

 
Agentes de Saúde orientam sobre combate à dengue em canteiros de obras PDF Imprimir E-mail
Ter, 24 de Novembro de 2009 08:26

Com a proposta de ampliar as possibilidades de divulgação de ações no combate à dengue, na manhã desta segunda-feira (23), agentes do controle de zoonoses da Prefeitura de Votorantim, estiveram no canteiro de obras do condomínio de AlphaVille, orientando cerca de 80 funcionários entre motoristas, maquinistas, pedreiros e mestre de obras.

Os agentes de saúde também orientaram os trabalhadores no cuidado com os materiais utilizados por eles e que podem acumular água como latas, masseiras, entre outros. Segundo os agentes, essa época é propícia a proliferação do mosquito, por isso todos devem ficar em alerta e não deixar esses materiais acumularem água e tornarem possíveis criadouros para a proliferação do mosquito.

Diariamente a Secretaria de Saúde tem mantido agentes que, devidamente uniformizados e identificados, visitam bairros orientando os moradores a limpar os quintais e desfazer os materiais inservíveis como: latas vazias, tampinhas, garrafas pet, vidros, entre outros objetos, que podem servir de possíveis criadouros para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

 
Faixas de travessia de pedestres recebem nova pintura PDF Imprimir E-mail
Ter, 24 de Novembro de 2009 08:24

Agentes da Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transportes (Sesec), da prefeitura de Votorantim, estão realizando nesta semana, a revitalização das faixas de travessia de pedestres, na região Central da cidade.

Nesta segunda-feira (23), o serviço foi realizado na avenida 31 de Março. A secretaria informou que essas faixas estão sendo pintadas nas cores vermelho e branco, assim oferendo maior visibilidade aos motoristas e segurança aos pedestres.

 
Alunos de rede municipal são premiados em concurso de desenhos PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Novembro de 2009 16:16

O prefeito de Votorantim participou na manhã desta segunda-feira (23), da cerimônia de encerramento do projeto Estrada para a Cidadania, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação e Via Oeste.

O
evento contou com a participação de 69 alunos, sendo três de cada uma das 23 escolas municipais e três finalistas da etapa municipal.

O prefeito destacou a importância desse trabalho realizado com mais de dois mil alunos da rede municipal. “Fico feliz por ver essas crianças que se educam e educam os adultos, no que diz respeito a segurança no trânsito”, disse.

Durante a cerimônia ocorreu ainda a exposição dos 69 desenhos selecionados na etapa escolar e em destaque os 03 desenhos escolhidos na etapa municipal, com os temas cidadania, meio ambiente e trânsito. Houve ainda a exibição dos vídeos do Programa Estrada para Cidadania (Via Oeste), institucional da cidade de Votorantim e das atividades desenvolvidas pelos alunos durante o programa.

Os três alunos vencedores da etapa municipal foram: Andressa Gonçalves de Souza, da EMEF “Profª Mercedes Santucci”, Jardim Novo Mundo; Laís Cristina Galdino e Cauã lara de Almeida, ambos da EMEF “Profº Antônio Vicente Bernardi”, no Jardim Archila.

 
Gincana Natal da Paz termina nesta sexta-feira PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Novembro de 2009 15:07

A Comas (Comissão Municipal de Assistência Social) de Votorantim encerra nesta sexta-feira (27) a 7ª edição da Gincana Natal da Paz, tendo como objetivo mobilizar a sociedade em geral para arrecadar o maior número possível de alimentos para serem distribuídos às famílias assistidas pela Comas.

A entidade conta com a participação da rede municipal para arrecadar os donativos. A contagem das doações acontecerá na próxima segunda-feira (30) e a premiação ocorrerá no dia 1º de dezembro, defronte ao Paço Municipal, logo após o encerramento da solenidade de abertura da Semana da Emancipação.

Para as instituições cadastradas na Gincana que mais arrecadarem donativos serão destinados como prêmios: computador, tv, aparelho DVD e rádio.

Segundo a comissão organizadora, a Gincana visa resgatar valores da solidariedade, incentivando os cidadãos a colaborarem no sentido de proporcionar às famílias carentes uma mesa farta e um Natal mais digno. A iniciativa também tem como finalidade dar oportunidades a todos os cidadãos num sentimento de partilha e solidariedade aos mais necessitados.

Mais informações no Comas pelo telefone 3243-3038.

 
Prefeitura recebe visita do coordenador da UFSJ PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Novembro de 2009 09:33

O prefeito de Votorantim recebeu nesta semana em seu gabinete a visita do professor e coordenador Heitor Antonio Gonçalves, do NEAD (Núcleo de Educação a Distância) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFSJ), na oportunidade o professor elogiou o Pólo em Votorantim da Universidade Aberta de Brasil, pelo desenvolvimento de suas atividades nesse primeiro ano de funcionamento já beneficiando 320 estudantes e com grande perspectiva de crescimento.

Durante a reunião, que também contou com a presença da secretária de Educação, da coordenadora do Pólo Votorantim, Raquel Ruiz e professores de cursos que estão sendo ministrados, discutiram metas para a implantação de novos cursos para o próximo ano.

 
Votorantim terá Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Novembro de 2009 09:29

A prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Saúde, inaugura no dia 3 de dezembro, o Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança. O espaço faz parte do plano de governo do prefeito municipal e vai funcionar num prédio que fica na rua José Belini, 97, no Jardim Paraíso.

Este ambulatório vai centralizar todo o atendimento considerado de risco para a mulher, como a exemplo de gestantes e de bebês recém-nascidos. Esse novo espaço, além de pediatras, terá médico endocrinologista, neurologista e urologista infantil, cirurgião ginecologista e odontologista para criança até 3 anos.

A meta desta centralização é fazer com que esse grupo de pacientes receba melhor acompanhamento dos profissionais, que farão o monitoramento do índice de mortalidade infantil e natalidade. Para o prefeito, este será um importante espaço dedicado exclusivamente para a mulher e a criança.

Para a secretária de Saúde, o ambulatório vai melhorar também as condições de atendimento no atual Ambulatório de Especialidades Médicas “Dr.Heitor Avino”, hoje, responsável também pelo atendimento da mulher. Ela explica que as Unidades Básicas de Saúde também serão beneficiadas com este atendimento.

A secretária explica que o espaço será dotado de equipamentos como ultrassom, cardiotoco, entre outros e terá condições para realizar alguns tipos de cirurgias. O Ambulatório deverá iniciar o atendimento às mulheres da cidade a partir do dia 9 de dezembro.

 
Prociq entrega certificados para alunos de mais três cursos PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Novembro de 2009 12:58

Mais de 120 alunos dos cursos de metrologia, culinária e auxiliar de administração, oferecidos pelo Programa Municipal de Cidadania e Qualificação Profissional (Prociq), da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), da Prefeitura de Votorantim, receberam nesta quarta-feira (18), o certificado de conclusão. A solenidade ocorreu no espaço Aquário Cultura.


O secretário de Cidadania e Geração de Renda destacou que neste ano o programa formou mais de 1700 alunos, e isso mostra a oportunidade que a cidade está oferecendo para que as pessoas tenham acesso aos cursos de qualificação. Ele destacou ainda que a meta é investir muito mais nesta formação, levando em consideração os empreendimentos que estão se instalando na cidade bem como as empresas.

Um dos formandos é o jovem Diego Lopes, morador do Parque Bela Vista. Ele fez o curso de auxiliar de administração no núcleo formado no Jardim São Lucas, e conta que tem muito a comemorar, pois já está empregado. “O curso oferecido pelo Prociq abriu as portas para mim e hoje estou empregado”, comemora.


Outro jovem que também participou do curso de auxiliar de administração é o estudante Josué dos Santos, 15 anos. Ele conta que está buscando a qualificação e se preparando para o momento em que entrar para o mercado de trabalho.

 
Mais Notícias...
«InícioAnterior414243444546PróximoFim»
Página 44 de 46