Início O Município Simbolos Oficiais        Votorantim, 12 de novembro de 2018  -   16:18:34
Simbolos Oficiais PDF Imprimir E-mail

Brasão do Município

O Brasão

O ESCUDO em fundo azul é cortado em diagonal por duas paralelas sinuosas encerrando um campo em amarelo-ouro, simbolizando heraldicamente a cachoeira de Votorantim. No campo superior a direita há uma estrela de cinco pontas, simbolizando a união. No canto inferior a esquerda há uma estrela menor que representa o Estado da Federação. Ambas as estrelas em amarelo-ouro. Em ambos cantos inferiores ladeando o Escudo, as rodas dentadas na cor prata que simbolizam a indústria, origem e fator do desenvolvimento do Município. Em verde, ladeando o escudo desde a parte inferior até a superior, dois ramos de louro simbolizam a vitória do trabalho sobre as riquezas naturais e a vitória politica do desmembramento territorial e emancipação do Município. Sobre o Escudo, uma cerca com três torres, na cor prata, em meio a qual uma flor-de-Lis simboliza heraldicamente a esperança e a felicidade. Finalmente sob o Escudo, uma faixa em vermelho, com letras de cor prata, que contém a inscrição "1º XII.1963 - Votorantim - 27.III.1965", ou seja, mencionando a data da realização do Plesbicito que decretou o desmembramento, o nome da cidade e a data deção de sua primeira Câmara de Vereadores e posse da primeira administração Municipal.

A Bandeira da Cidade de Votorantim
A Bandeira

A BANDEIRA , em campo azul, é cortada por duas listras e duas cores, amarelo-ouro e vermelho, repetindo as cores contidas no brasão, ao centro há um losango em campo branco, direcionando em seus vértices no sentido nas faixas horizontais e verticais tendo ao centro, a reprodução do Escudo.