Início Votorantim recebe certificado do programa Município VerdeAzul        Votorantim, 24 de setembro de 2020  -   12:28:30
Votorantim recebe certificado do programa Município VerdeAzul PDF Imprimir E-mail
Seg, 15 de Dezembro de 2014 10:37

O Município de Votorantim recebeu nesta quinta-feira (11), o certificado do Programa Município VerdeAzul. O anúncio das cidades que receberam o certificado do Município VerdeAzul aconteceu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Neste ano, Votorantim conquistou 88,89 pontos, dentre os 610 municípios participantes. Em 2013, Votorantim havia somado 86,3 pontos por suas ações ambientais.

O Programa Município VerdeAzul completou sete edições e entregou certificados a 118 municípios, contra 67 do ano anterior. A nota média também teve um acréscimo de mais de um ponto, de 85,5 para 86,9. Outro número que aumentou foi o de municípios que elaboraram seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de 219, em 2013, para 334 este ano.

O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rubens Rizek, fez a abertura da cerimônia explicando o empenho e a dedicação dos municípios participantes que visam melhorar os aspectos ambientais pensando no benefício e na qualidade de vida dos munícipes.

O Programa

Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 serão reconhecidos pelo exemplo ambiental e receberão o prêmio Município VerdeAzul.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.