Início Estudantes conhecem profissionais de várias áreas em atividade escolar        Votorantim, 20 de fevereiro de 2020  -   20:29:07                                 
Estudantes conhecem profissionais de várias áreas em atividade escolar PDF Imprimir E-mail
Sex, 05 de Dezembro de 2014 08:31

As profissões, o que é necessário estudar para alcançá-las, como são o emprego, a rotina e as dificuldades foram temas trabalhados de maneira interdisciplinar com alunos na faixa dos 10 anos em uma escola de Votorantim. Entrevistar veterinária, cantor, jogador de futebol, médico, policial, dentista e saber o que precisaram estudar para atuar em suas respectivas áreas e como é a prática em cada profissão proporcionou mais do que uma atividade em sala de aula. Finalizado nesta semana, o ciclo ampliou o repertório das crianças que antes era restrito às profissões mais comuns entre os familiares.

Foi a partir da clássica pergunta “O que você quer ser quando crescer?” que a professora Ana Cristina Santos, do 5º ano A da Escola “Patrícia Maria dos Santos”, no Jardim São Matheus, notou como as crianças não conheciam e nem tinham referência sobre várias profissões. “Foi assim que surgiu a ideia de proporcionar oportunidade para que eles pudessem conhecer mais opções do mercado de trabalho”, comentou a professora.

 

Encerrando a atividade, Ana Cristina aponta que suas expectativas foram superadas porque as entrevistas tiveram uma participação ativa e interessada por parte das crianças e os convidados deram depoimentos otimistas e inspiradores. “Todos incentivaram as crianças a buscarem os seus sonhos e, com suas histórias, mostraram que estudar e ser determinado são coisas fundamentais para vencer dificuldades”, destacou.

 

O último convidado foi o empresário Nelson José Fontanesi que atua no ramo comercial há 25 anos, sempre na área de alimentos. Atualmente ele possui dois restaurantes e além de comparecer à escola para a entrevista com as crianças também recebeu a turma em um de seus estabelecimentos para mostrar na prática o funcionamento do restaurante. Nelson a respondeu várias perguntas dos alunos sobre os desafios e responsabilidades da profissão. “Eles se mostraram muito interessados em conhecer a realidade do ramo comercial. A iniciativa é muito válida”, frisou.

 

Para Jeniffer Caroline dos Santos Oliveira, de 10 anos, o principal aprendizado com o Projeto Profissões foi sobre a importância dos estudos. “Todos eles falaram isso. Que se eu estudar vou chegar onde eu quiser”, comentou a menina que destacou a visita do jogador de futebol como a preferida.

 

Já o aluno Nicolas Gabriel Alves Jubat, de 10 anos, apontou a carreira de veterinária como a mais atraente, contou ter feito perguntas para a convidada e ter ficado muito interessado sobre a oportunidade de salvar a vida dos bichos. “Eu sei que às vezes não dá certo, mas quando o veterinário consegue salvar a vida de um bichinho também deixa a família feliz”.

 

Outra área profissional que interessou para Nicolas foi a de cantor. No dia da visita o convidado fez uma apresentação para toda a escola e Nicolas se lembrou do pai que gosta de cantar, mas não seguiu a carreira. Além das visitas e entrevistas, o Projeto Profissões envolveu as disciplinas do currículo escolar estimulando leituras, redações e até os problemas de matemática, explorando cada área de atuação e contribuindo para que as crianças saibam mais sobre elas.