Início Histórias dos livros transformam escola do Jardim Serrano        Votorantim, 19 de setembro de 2019  -   05:41:36                                 
Histórias dos livros transformam escola do Jardim Serrano PDF Imprimir E-mail
Qua, 03 de Dezembro de 2014 08:33


Personagens, enredos e curiosidades saíram dos livros diretamente para a rotina da Escola Municipal “Sueli Gazolli Campos”, no Jardim Serrano, em Votorantim. O projeto de literatura foi desenvolvido desde o início do ano em toda a unidade, abrangendo o total de 250 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Para o encerramento, na sexta-feira, dia 28, os familiares foram convidados e participaram da Feira Literária, com exposição de trabalhos realizados e o reconhecimento pela dedicação da equipe escolar e das crianças.

 Inspirados no livro “Viviana a Rainha do Pijama”, alunos da segunda etapa, com idade entre 5 e 6 anos, estavam todos com roupa de dormir, pantufas ou chinelinhos. Ingrid Rosa, de 6 anos, não escondia a euforia e contou que os bichos também participam da festa do pijama no livro. As amigas Ana Beatriz Pereira Santos e Kamilly Cristini, de 5 e 6 anos, mostravam seus trabalhos que estavam pendurados na parede.

Outras crianças circulavam com os pais pela exposição conhecendo as produções dos alunos de várias classes e os livros que foram utilizados. Na segunda etapa, as professoras Cíntia Antunes e Priscila Soares Minozzi, estavam orgulhosas do resultado obtido e da participação das crianças. A história de Viviana, a menina que organizou a festa do pijama, inspirou vários trabalhos desdobrando o enredo em estudos e atividades criativas.

Aproveitando que a festa do livro tem vários animais e seus respectivos pijamas, os bichos foram estudados e reproduzidos. Também foi realizada a atividade do livro viajante, enviando a publicação para casa das crianças para ser lido em família e a experiência retratada em um caderno de memórias. Várias famílias abraçaram a ideia e decoraram o caderno com fotos e até montagens, desenhos e reproduções inspiradas na obra.

“É sempre muito gratificante quando os pais participam. A importância da leitura está no desenvolvimento das crianças e também nas experiências que proporciona”, comentou a coordenadora Isabel Real Barbo, acentuando que os livros foram escolhidos sempre de acordo com a faixa etária e as atividades incorporadas à rotina escolar de maneira interdisciplinar, envolvendo várias matérias e estimulando o conhecimento, o aprendizado e a vivência de situações diferenciadas e de incentivo à leitura.