Início Inscrições abertas para três cursos do Via Rápida Emprego        Votorantim, 12 de agosto de 2020  -   15:24:24
Inscrições abertas para três cursos do Via Rápida Emprego PDF Imprimir E-mail
Qui, 08 de Maio de 2014 11:21

Quem está buscando uma qualificação profissional pode se inscrever para três novos cursos do Programa “Via Rápida Emprego” em Votorantim. Atualmente já está em andamento a formação de uma turma do curso Básico em Rotina de Escritório e as novas vagas são para os cursos de Cozinheiro Geral, Metrologia e Serviços de Almoxarifado e Reposição de Mercadorias. Os interessados devem fazer cadastro pela internet no www.viarapida.sp.gov.br e aqueles que forem selecionados receberão um telegrama convocando para as inscrições, que devem ser confirmadas pessoalmente, e o início das aulas.

O Programa “Via Rápida Emprego” é oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) em parceria com a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci). O programa oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais com o objetivo de capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar dos cursos pessoas de 16 anos a 60 anos, alfabetizadas, havendo prioridade aos candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

Cadastros disponíveis para três cursos

Os interessados em participar dos cursos novos devem fazer o cadastro no site do programa fazendo a busca pelo nome da cidade e escolhendo o curso de preferência. O curso de Cozinheiro Geral pode ser feito por pessoas com Ensino Fundamental incompleto e o conteúdo tem noções técnicas básicas de cozinha, principais cortes de carnes, aves e peixes, técnicas de preparação de doces e salgados, normas de higiene e manipulação dos alimentos. Os cadastros estão na reta final e a previsão do início é para o dia 20 de maio, no Centro de Referência Especializado deAssistência Social (Creas), às terças, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. O parceiro executor deste curso é o Centro Paula Souza.

Para o curso de Metrologia a escolaridade é Ensino Fundamental completo e o programa capacita o profissional para atuar na indústria metal-mecânica em funções que exijam correta utilização de instrumentos de medição como escalas, paquímetros e micrômetros. As aulas acontecerão em uma carreta própria do programa com previsão de início para o final de junho. A unidade móvel ficará em local de fácil acesso, provavelmente no estacionamento do Auditório Municipal, cuja estrutura será avaliada por técnicos do programa nas próximas semanas.

Com previsão de início no segundo semestre, o curso de Serviços de Almoxarifado e Reposição de Mercadorias exige escolaridade mínima até o 9° ano (antiga 8ª série). A formação inclui orientações sobre programação e coordenação das atividades do almoxarifado que assegurem o bom andamento dos processos. O aluno aprende a classificar, controlar o uso e a disposição física dos espaços onde os materiais são estocados, a assegurar o controle do estoque e auxiliar na organização de arquivo, além de zelar pela segurança individual e coletiva, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados.

Todas as outras informações, como documentos necessários para o cadastro, estão nowww.viarapida.sp.gov.br.