Qui, 10 de Abril de 2014 10:21 |
A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV terminaria oficialmente nesta quinta-feira, dia 10, mas o Ministério da Saúde orientou os municípios que ainda não atingiram a meta de 80% de cobertura a continuarem fazendo o atendimento. Votorantim é uma das cidades que manterá a vacinação. Desde o dia 08 de março, foram vacinadas na cidade 2.225 meninas de 11 a 13 anos, número correspondente a 75% do total.
A estimativa é que existam na cidade 2.970 meninas na faixa etária alvo da campanha. Na cidade, a imunização é realizada em todas as treze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) instaladas nos bairros e que funcionam de segunda a sexta-feira. Para receberem a primeira dose da vacina, as jovens devem estar acompanhadas de um responsável e preferencialmente devem levar a carteira de vacinação.
O HPV (Papiloma Vírus Humano) está relacionado a 90% dos casos de câncer de útero. A Secretaria da Saúde faz um apelo para que os pais levem suas filhas nesta fase da vida para que estejam protegidas no futuro.
A imunização contra o HPV é composta por três doses da vacina e o esquema estabelecido pelo Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada em setembro e a terceira e última após cinco anos. A aplicação da primeira dose será mantida em Votorantim até atingir, pelo menos, 2.970 meninas.
|