Início Projeto Escolar utilizará o jogo de xadrez como complemento no aprendizado        Votorantim, 12 de dezembro de 2017  -   14:09:10
Projeto Escolar utilizará o jogo de xadrez como complemento no aprendizado PDF Imprimir E-mail
Qui, 13 de Março de 2014 10:55

Aprender a jogar xadrez e desenvolver as técnicas desse famoso jogo de tabuleiro fará parte de disciplina escolar para alunos do 4º ano da rede municipal de ensino em Votorantim. A Secretaria de Educação (SEED), em parceria com a Secretaria de Esportes (SEDESP), desenvolveram o “Projeto de Xadrez”. A proposta consiste em duas aulas por semana, para ajudar a contribuir com o raciocínio lógico, melhorar a atenção e principalmente a capacidade de concentração. A escola “Prof. Lauro Alves Lima” no Jardim Serrano, foi a primeira a adotar as aulas e iniciou os estudos do jogo na manhã da última terça-feira (11).

A coordenadora da escola Prof. Lauro Alves de Lima, Ana Paula Bertrando, destaca que as aulas de xadrez auxiliará no processo pedagógico dos alunos, pois trabalha questões como a autoconfiança e paciência. “O projeto contribuirá principalmente na disciplina de matemática, na qual exige mais concentração por parte dos estudantes”, comenta.

As aulas serão ministradas pelo professor e técnico de Xadrez, Martus Jonathan Leão Amaral, que já havia trabalhado com pequenas oficinas em escolas, mas agora segue confiante no trabalho a ser desenvolvido com mais intensidade. “É importante diversificar as atividades em sala de aula, trabalhar com o xadrez é importante, porque ele ajuda a estimular diversas habilidades cognitivas em um único jogo”, explica.

Atento as explicações, participando e fazendo várias perguntas, Vinícius Cauã Ferrer, de 10 anos, diz que sempre teve vontade de aprender a jogar, mas ninguém sabia te ensinar. “Estou muito feliz em poder aprender o xadrez na escola”, desabafa.

A Secretaria de Educação informa que além da escola “Prof. Lauro Alves Lima”, outras duas unidades serão contempladas com aulas ainda neste semestre. Entre elas estão: “EMEIF “Gilberto dos Santos”, no Parque Jataí e a “EMEF Maria do Rosário A.O. Campos”, no Jardim Serrano II.