Início Blitz fiscaliza tráfego de veículos acima de dois eixos na 31 de Março        Votorantim, 21 de setembro de 2021  -   08:04:11
Blitz fiscaliza tráfego de veículos acima de dois eixos na 31 de Março PDF Imprimir E-mail
Seg, 17 de Fevereiro de 2014 09:55

A Guarda Civil Municipal de Votorantim e a Polícia Militar promoveram no final da tarde de quinta-feira (13), uma ação conjunta para fiscalizar o tráfego de caminhões acima de dois eixos, na avenida 31 de Março, próximo a Praça de Eventos Lecy de Campos. Quatro caminhões foram autuados.

Em Votorantim tráfego de caminhões acima de dois eixos é proibido nas Avenidas 31 de Março, Centro; Gisele Constantino, Rogério Cassola, no Jardi Clarice e Antônio Castanharo e Antônio Lopes dos Santos, na região do Parque Jataí, conforme a resolução 01/2009.

A blitz ocorreu na pista em sentido Votorantim a Sorocaba entre 16h e 17h30 e contou com homens da Polícia Militar e inspetores da Guarda Civil Municipal. A restrição não é válida para veículos oficiais (do município, estado ou de órgãos federais), veículos de socorro e envolvidos em operações de trânsito, bem como para os casos em que, após avaliação técnica, for emitida a Autorização Especial de Trânsito (AET).

Essas autorizações são concedidas para moradores ou comerciantes das regiões próximas mediante pedido formal protocolado junto à Semu, em virtude de obras, carga e descarga ou outras necessidades que justifiquem o acesso de veículos com mais de dois eixos nas avenidas citadas. A autorização é específica para o deslocamento do veículo em determinado trajeto, que vai da garagem ou de outro local de guarda do veículo até o local de destino declarado pelo solicitante.

Os pedidos para AET devem ser apresentados e protocolados pessoalmente na Semu, situada na Prefeitura Municipal no piso superior, com prazo mínimo de 48 horas. As permissões por meio da AET são concedidas nos períodos das 10h às 16h e das 20h às 6h, evitando horários de maior movimento das vias.

De acordo com a Semu, os veículos flagrados trafegando fora das condições informadas estão sujeitos a autuação, pelo artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é média, gerando quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,20.

Conforme a Semu, atualmente a frota de caminhões do município é de 2.200 veículos. Desses, cerca de 100 possuem a Autorização Especial de Trânsito (AET).