Início Sala de situação mensal avalia e discute ações contra a dengue        Votorantim, 26 de outubro de 2021  -   18:18:46                                 
Sala de situação mensal avalia e discute ações contra a dengue PDF Imprimir E-mail
Sex, 14 de Fevereiro de 2014 10:20

 A Secretaria da Saúde de Votorantim, por meio da Saúde Coletiva, realizou esta semana a segunda Sala de Situação de Dengue, encontro mensal com representantes de todos os setores da administração envolvidos de alguma forma com as ações de prevenção e controle da doença. A estratégia, adotada a partir deste ano, busca manter uma avaliação permanente em todas as atividades e serviços que fazem parte do combate à dengue de forma a atualizar processos, integrar discussões e decisões contribuindo para a gestão de todo esse trabalho.

 

No encontro desta semana, foram discutidos a ficha de notificação de casos suspeitos e os protocolos de para coleta de exames e de encaminhamentos de pacientes. As rotinas que precisam ser reavaliadas com frequência, considerando as observações dos profissionais e as informações que precisamos manter atualizadas para o controle. No caso da ficha de notificação, alguns dados sobre o histórico do paciente serão reintroduzidos no documento, como detalhes do tempo de viagem do paciente com suspeita de contaminação importada (em outra localidade) e outras informações úteis para investigação do caso.

 

Em Votorantim, a prevenção da dengue é feita o ano inteiro pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses que foram ampliadas o ano passado para reforçar o trabalho. Apesar do empenho da administração municipal, é preciso uma vigilância constante e a adesão da população aos hábitos de combate ao mosquito transmissor para reduzir o risco de um elevado número de casos na cidade. A recomendação é uma revisão semanal das casas, quintais e locais de trabalho, eliminando qualquer objeto que possa acumular água e servir de criadouro para as larvas do mosquito.

 

No ano de 2013, Votorantim teve 263 casos confirmados de dengue, nenhum deles foi grave. Neste ano de 2014, no final de janeiro houve o registro de um caso importado de uma moradora que viajou para a Araçatuba e retornou doente. O caso foi notificado e realizadas todas as ações recomendadas para o bloqueio, reforçando a prevenção na região onde a paciente reside. O quadro clínico não teve complicações e a paciente já não manifesta mais a doença.

 

 

Para combater o mosquito

 

- elimine qualquer objeto com água parada

- remova os pratinhos dos vasos de planta

- mantenha a caixa d´água tampada

- garrafas em local coberto ou de boca para baixo

- mantenha calhas desentupidas

- vaso sanitário deve ficar fechado

- ralos sem uso devem ser tampados

- bandeja da geladeira deve estar seca

- trilhos de box deve ser furado

- piscinas devem estar tratadas com cloro

- vistorie a casa uma vez por semana

 

 

Sintomas

 

- dor de cabeça

- febre

- dor no corpo

- dor nas juntas

- dor atrás dos olhos

- manchas vermelhas na pele

- não tome remédio por conta própria

- se foi viajar, avise ao médico