Início Cia Tempo de Brincar apresenta Folias de Natal neste domingo        Votorantim, 09 de julho de 2020  -   23:42:50
Cia Tempo de Brincar apresenta Folias de Natal neste domingo PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Dezembro de 2013 10:24

Brincadeiras, cantigas de roda, conversas e histórias. Assim será a programação da matinê de domingo (22), da programação de Natal promovida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura. As atividades na Praça Zeca Padeiro terão início às 14h com Brinquedos infláveis, pintura facial e às 16h a apresentação da Cia Tempo de Brincar formada pela atriz e artista plástica Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva.

Ao longo de sua trajetória a dupla tem descoberto uma linguagem própria para a criação de seus espetáculos cênico-musicais, unindo de forma harmônica as cantigas e contos tradicionais, os mitos e ritmos musicais brasileiros, costurados pelo teatro de bonecos, e por belos cenários, figurinos e adereços.

Para domingo a Cia vai apresentar o espetáculo Folias de Natal, com novos arranjos e canções, com composições originais inspiradas nas Folias de Reis e festas tradicionais do ciclo natalino, trazendo ritmos como Folias de Reis e do Divino, Catira, Cantigas e Moda de Viola

Folias de Natal recria os diversos elementos presentes nas festas e tradições populares do Ciclo Natalino que ocorrem em várias regiões do Brasil. Tudo começa com uma cantoria trazendo os foliões, que chegam pedindo licença ao dono da casa para presentear a todos com suas canções em forma de celebração coletiva, um momento de agradecer pela graça de estar vivo, desejar paz, renovar nossas crenças, reafirmar nossos laços e de construir nossa identidade.

O espetáculo Folias de Natal é inspirado em pesquisas nas áreas de música, tradição oral e manifestações populares que ocorrem na época do Natal em diversas regiões do Brasil. Contos e ritmos tradicionais como a Folia de Reis são apresentados no espetáculo com a participação do público em uma celebração coletiva da cultura popular brasileira.

O auto vai se desembrulhando com a participação do público, que brinca com os bonecos, mamulengos, e com a trilha sonora original criada a partir de ritmos tradicionais como a Folia de Reis, as toadas e cantigas de roda executadas ao vivo com arranjos para viola caipira, flauta transversal, percussão e acordeom.

A adaptação do conto tradicional “Como a Aranha salvou o Menino Jesus”, é representada com marionetes, mamulengos e adereços que interagem com o público juntamente com a trilha sonora original, trazendo ritmos como Catira, Folias de Reis e do Divino, Cantigas e Moda de Viola.