Início Desfile homenageou o votorantinense e contou a história da cidade        Votorantim, 03 de julho de 2020  -   14:48:58
Desfile homenageou o votorantinense e contou a história da cidade PDF Imprimir E-mail
Ter, 10 de Dezembro de 2013 12:24

O desfile comemorativo pelos 50 Anos de Emancipação de Votorantim prestou homenagem ao povo votorantinense contando a história da cidade e mostrando os destaques locais. Três mil pessoas participaram desfilando, entre pelotões militares, bandas marciais, estudantes, entidades, jovens e crianças atendidos em programas sociais da Prefeitura e também os vanguardeiros, que em 1963 participaram do movimento emancipatório.

Famílias inteiras compareceram para prestigiar o desfile que foi organizado e coordenado pela Secretaria da Educação, com participação e apoio de praticamente todos os setores da administração municipal. Keila Fogaça, moradora do Jardim Clarice estava com o marido, o filho e mais cerca de quinze familiares para ver os sobrinhos desfilarem. Luciane Barbosa Cassiano, estava com a filha Isabelle, de 3 anos, aguardando para ver o marido no pelotão das escolas municipais.

As bandas e fanfarras garantiram um show à parte e ganharam muitos aplausos do público. O desfile também teve um bolo cenográfico gigante, com direito a um grande coro cantando "Parabéns a você". O encerramento foi feito pelo Programa de Amparo ao Menor (Proame) que apresentou a Fábrica de Brinquedos do Papai Noel e dois carros alegóricos, com trenó eo bom velhinho para a alegria das crianças.

As atrações do desfile

Um roteiro temático foi preparado para mostrar as riquezas e valores de Votorantim, como seu povo trabalhador, a Festa Junina, o Sport Club Savoia e o Clube Atlético Votorantim. Foram destacadas a natureza, a imigração e a industrialização da cidade, além da própria emancipação, com o desfile de Vanguardeiros que atuaram no movimento pela Emancipação em 1963. Alguns desfilaram em carros e outros caminharam com bandeiras do “SIM” réplica das que foram usadas há cinquenta anos.

Mais de vinte grupos participaram do desfile, com a abertura da Banda Regimental da Polícia Militar e as representações militares da Marinha do Brasil, Exército, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Também desfilaram o Motoclube de Votorantim, APAE, Colégio Bela Alvorada, Fanfarra da Escola Estadual “Clotilde Beline Capitani”, Orquestra de Metais Senai/Votorantim, Projovem, Grupos Escoteiros Vuturaty e Ayrton Senna, Secretaria da Saúde, Banda Marcial da Escola Estadual “Wilson Prestes Miramontes” e atletas representando a Secretaria de Esportes. O último grupo foi das crianças do Programa de Amparo ao Menor (Proame), com o Papai Noel.