Início Estudantes compõem poesias sobre a emancipação da cidade        Votorantim, 09 de julho de 2020  -   23:15:41
Estudantes compõem poesias sobre a emancipação da cidade PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Dezembro de 2013 10:41

Ao longo do ano letivo, as escolas municipais tiveram várias atividades alusivas aos 50 Anos de Votorantim, comemorados neste mês de dezembro. Os estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental envolveram-se em um desafio literário no 1° Concurso de Poesia “Vanguardeiros do Movimento Emancipatório”, organizado pela Secretaria da Educação. Cada sala de aula produziu um poema em atividades coletivas, com orientação do professor para a pesquisa histórica e o gênero da composição.

As poesias premiadas foram apresentadas publicamente na noite de domingo, no Auditório Municipal Francisco Beranger, durante evento de homenagem aos vanguardeiros, que foram os cidadãos que trabalharam ativamente na campanha da emancipação de Votorantim no ano de 1963. Cada trabalho vencedor foi declamado no palco pelos estudantes e o professor da turma, emocionando os presentes e ganhando muitos aplausos.

O primeiro lugar ficou com 4° ano A da Escola “Aurora Fontes”, sob o título “Os vanguardeiros e o SIM de Votorantim”, com a professora Ana Paula Bertran. Em segundo lugar, o trabalho premiado foi “Independência sim, dependência não”, produzido pelos alunos do 4° ano A, da professora Márcia Aparecida dos Anjos dos Santos, da Escola “Prof. Antonio Vicente Bernardi”. A terceira posição foi da Escola “Sueli da Silva Paula”, com os alunos do 4° ano B, da professora Eucione Pineda Zonta e a poesia “Minha Votorantim”. O primeiro lugar ganhou uma visita à Fazenda do Chocolate, em Itu e os segundo e terceiro lugares assistirão peças teatrais no Sesc de Sorocaba.