Início Emoção marca a noite de homenagem aos Vanguardeiros        Votorantim, 08 de julho de 2020  -   02:21:23
Emoção marca a noite de homenagem aos Vanguardeiros PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Dezembro de 2013 08:27

A Prefeitura de Votorantim homenageou na noite de domingo (1°) os Vanguardeiros que atuaram na campanha da emancipação da cidade em 1963. A solenidade foi marcada pela emoção, com a presença de setenta homens e mulheres que trabalharam em defesa do “SIM” que garantiu o desmembramento do distrito da cidade Sorocaba há cinquenta anos. Com o Auditório “Francisco Beranger” lotado, os homenageados receberam placas de agradecimento pela dedicação à cidade.

Entre os momentos mais marcantes, os presentes puderam relembrar o “Hino dos Vanguardeiros” e o “Baião dos Vanguardeiros”, músicas recentemente redescobertas em um antigo disco recuperado, ambas de autoria do compositor Ataíde Júlio. Na época da campanha, quatro discos foram gravados, dos quais um único exemplar foi localizado há cerca de dois meses, permitindo resgatar as músicas que ajudaram a motivar as adesões pela separação de Votorantim. “Durante a campanha, a gente cantava na rua e sempre que estava reunido”, contou o vanguardeiro Ari Pires Martins, de 73 anos.

Na cerimônia, Martins pode relembrar os velhos tempos e mostrar que se recorda muito bem da letra e da melodia do hino, com o acompanhamento ao vivo dos músicos do “Quinteto da Vila”. Ao final, o aposentado foi aplaudido com entusiasmo pelos vanguardeiros, autoridades e familiares presentes. Todos os vanguardeiros que compareceram ao evento receberam placas de homenagem, uma carta de agradecimento e um CD contendo as músicas da campanha e uma gravação do Hino de Votorantim.

Os três vanguardeiros mais idosos foram homenageados no palco, e este foi outro momento emocionante da cerimônia. Armando Benedetti e Humberto Massa, de 96 anos e José Ausberto Bressane, de 90 anos, representaram todos os cerca de mil Vanguardeiros cadastrados em 1963. Aqueles que também são cadastrados mas não compareceram à homenagem também receberão placa e carta de agradecimento e um CD com os hinos.

A vanguardeira Jane Skif discursou rememorando etapas e desafios da campanha, bem como o espírito de união que conseguiu mobilizar os simpatizantes da proposta da emancipação. As palavras se somaram às imagens de um vídeo com cenas e fotos sobre a história de Votorantim, com sonorização ao vivo do Quarteto de Cordas Allegro. O filme apresentou da década de 1920 até 1963, com a vitória pela emancipação, e encantou aos presentes. Muitos ficaram orgulhosos e emocionados ao se identificar nas imagens, revendo momentos marcantes da história ou revendo companheiros já falecidos.