Início População prestigia abertura da Semana da Emancipação e reverencia a história da cidade        Votorantim, 08 de julho de 2020  -   00:18:48                                 
População prestigia abertura da Semana da Emancipação e reverencia a história da cidade PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Dezembro de 2013 11:26

 

 

 A manhã do último domingo, 1° de dezembro, foi solene em Votorantim, com a abertura das festividades pelo Jubileu de Ouro da Emancipação. A população prestigiou a cerimônia relembrando momentos históricos da campanha que mobilizou os votorantinenses pela criação do município e celebrou os 50 anos da cidade. Com o lançamento do selo personalizado e do carimbo alusivo à data, o cinquentenário também ficará registrado em correspondências e documentos oficiais. O calendário comemorativo prossegue até o próximo domingo, dia 08, com atrações culturais, homenagens, desfile e várias atividades.

 

 

Representando os Vanguardeiros, Roque Dias Prestes, fez um relato de vários detalhes da campanha da emancipação e dos primeiros anos da nova cidade. “Foi uma luta muito justa e um desafio muito grande para todos, por isso, é preciso enaltecer e elogiar o trabalho daqueles que se dedicaram e vestiram a camisa do SIM para dar autonomia ao distrito”, destacou. Representando as gerações que nasceram votorantinenses e conheceram a cidade instalada, o estudante Rafael Domingues Prado, de 10 anos, leu um texto com a história da emancipação.

Com aplausos

A população esteve presente na solenidade de abertura e elogiou a organização do evento. A auxiliar de serviços gerais, Márcia Dias de Lima, de 36 anos, passava pela Avenida 31 de Março e parou para assistir à cerimônia. “Achei emocionante porque não conhecia essa história da cidade. Moro em Votorantim há 17 anos, fiquei feliz em participar e gostei das músicas, foi muito bonito”, comentou.

O Hino Nacional foi tocado pela Orquestra de Metais do Senai/Votorantim e interpretado pela cantora lírica Sueli Freitas. Para encerrar a cerimônia, o Hino de Votorantim foi cantado pelo Coral Proame, com noventa crianças assistidas pelo Programa de Amparo ao Menor, da Secretaria da Cidadania de Votorantim. O grupo tem ensaiado desde setembro e fez sua primeira apresentação neste domingo, com a regência de Lúcio Martini.