Início Jubileu tem selo e carimbo comemorativos        Votorantim, 03 de julho de 2020  -   14:07:46
Jubileu tem selo e carimbo comemorativos PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Dezembro de 2013 11:10

O cinquentenário de emancipação político administrativa de Votorantim ganhou neste domingo (1°) dois importantes registros, com o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo. A cerimônia foi coordenada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e, além do protocolo oficial e da apresentação dos símbolos filatélicos, teve o ato solene de obliteração dos primeiros selos pelas autoridades presentes.

O gerente regional dos Correios em Sorocaba, César Tadeu Menezes, destacou que o selo personalizado criado pela Prefeitura de Votorantim é um importante registro da data comemorada e poderá ser usado em documentos oficiais e correspondências. Já o carimbo comemorativo, será utilizado na agência central dos Correios da cidade e colocado em todas as correspondências postadas na unidade durante o mês de dezembro. “Serão milhares de correspondências postadas para o Brasil e vários destinos internacionais”, explicou.

Conforme Menezes, “O selo personalizado e o carimbo comemorativo são registros importantes que ajudam a disseminar a informação de uma data, de momentos históricos. São instrumentos que nos ajudam a preservar o patrimônio cultural e histórico, é uma honra para os Correios participar desse momento”, completou. Colecionadores e exposições filatélicas serão notificados sobre o lançamento do selo de 50 Anos de Votorantim.

Descritivo do selo e carimbo

O carimbo comemorativo contém os dizeres “50 Anos Votorantim - Emancipação Político-administrativa” e apresenta, ao centro, uma imagem do brasão do município. Na parte inferior do círculo, a inscrição “Correios – 1° a 30 de dezembro de 2013”.

Já o selo personalizado é uma peça filatélica com a qual os interessados terão a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens mensagens e marcas representativas. Ele é formado por um conjunto de duas imagens distintas: um selo base com valor facial vinculado à tarifa postal vigente e uma vinheta na qual é impressa a imagem escolhida.

O selo personalizado “50 Anos da Emancipação Político-administrativa de Votorantim” apresenta, na primeira imagem, a bandeira nacional tremulando ao vento sobreposta pela moldura do mapa do Brasil preenchido pelas flores do ipê-amarelo, árvore símbolo nacional. Na segunda parte, assim como no carimbo, a peça apresenta a imagem do brasão do município, acompanhada também pela inscrição “50 anos- Votorantim”.