Início Lançamento do selo comemorativo e homenagem aos vanguardeiros serão neste domingo        Votorantim, 08 de julho de 2020  -   00:59:31
Lançamento do selo comemorativo e homenagem aos vanguardeiros serão neste domingo PDF Imprimir E-mail
Qua, 27 de Novembro de 2013 12:51

A abertura oficial das comemorações pelos 50 Anos de Emancipação de Votorantim será no próximo domingo, 1º de dezembro. No período da manhã, a partir das 9h, um ato solene será realizado na Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura e, em seguida, em cerimônia protocolar dos Correios, haverá o lançamento do selo e do carimbo comemorativos.

A abertura terá a participação da cantora lírica Suely Freitas, acompanhada pela Orquestra de Metais do Sesi/Votorantim na execução do Hino Nacional, e um coral com noventa crianças e jovens atendidos pelo Programa de Amparo ao Menor (Proame). Haverá, ainda, a obliteração dos primeiros selos, ato que oficializa o lançamento. Durante o mês de dezembro, todas as correspondências postadas nos Correios receberão os símbolos postais do Cinquentenário de Votorantim.

Especial homenagem e resgate do hino

No período da noite, a partir das 19h, no Auditório “Francisco Beranger”, haverá uma solenidade especial para homenagear homens e mulheres que estiveram engajados pelo desmembramento de Votorantim da cidade Sorocaba. Estima-se que mais de mil vanguardeiros participaram da campanha de emancipação em1963.

Um levantamento e um cadastro foram feitos para convidar os homenageados para a ocasião, cerca de 150 foram localizados e contatados. Alguns, em idade avançada e com problemas de locomoção, não poderão comparecer, mas também serão igualmente lembrados. Está prevista, ainda, uma reverência à memória dos já falecidos.

Durante o evento, haverá a apresentação do Hino da Emancipação, gravação original, recentemente encontrada e recuperada como uma das relíquias da campanha do SIM.

A gravação do hino tinha certas perdas e riscos pela falta de conservação do disco, mas pôde ser recuperada. A outra música, em ritmo de baião, está com a reprodução mais danificada, mas alguns trechos já foram recuperados.

Fotos históricas e vídeo serão expostos

A documentação histórica da emancipação também será apresentada por meio de imagens. Um filme será exibido na solenidade de homenagem aos vanguardeiros no dia 1º e também em sessão aberta na terça-feira, dia 03, na Praça de Eventos Lecy de Campos, às 20h. Na primeira ocasião, a sonorização será de um quarteto de cordas e no evento de terça-feira ficará a cargo da Orquestra de Metais do Sesi/Votorantim.

De 04 a 07 de dezembro, quarta a sábado, a Praça de Eventos sediará uma exposição de fotos históricas em totens posicionados de forma a proporcionar um verdadeiro passeio pelo período da emancipação. Todas as noites haverá música ao vivo no local para tornar ainda mais agradável o passeio do visitante com MPB, chorinho, violino e bandas marciais.