Início Comas arrecada lacres de alumínio para campanha solidária        Votorantim, 20 de fevereiro de 2020  -   21:29:12                                 
Comas arrecada lacres de alumínio para campanha solidária PDF Imprimir E-mail
Qui, 27 de Junho de 2013 09:55

 

A Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) de Votorantim deu início neste mês de junho a uma campanha para arrecadação de lacres de latas de alumínio para trocar por uma cadeira de rodas. Voluntários e colaboradores já estão empenhados em reunir o maior número de lacres possível e as entidades que mantém barracas na Festa Junina de Votorantim estão sendo estimuladas a participar. A campanha é uma iniciativa da CCR Viaoeste que convidou municípios de sua área de concessão para participar e teve a adesão imediata da cidade de Votorantim, com a coordenação da Comas.

 

“Aceitamos o desafio e temos recebido o apoio das pessoas que abordamos. Pretendemos contar com a participação do comércio também e acreditamos que basta apenas criar o hábito para que as pessoas comecem a nos destinar os lacres”, comentou a primeira dama da cidade e presidente da Comas, Helena Amália da Silva. Quem quiser colaborar, pode começar a arrecadar lacres e depositá-los em garrafas pet. As doações podem ser entregues na sede da Comas, que fica na Avenida Moacir Oseias Guite, n° 51.

As escolas de Votorantim também participarão da campanha, apoiadas pela Secretaria da Educação. Professores e coordenadores das unidades escolares têm participado de oficinas pedagógicas do programa “Estrada para a Cidadania”, da CCR Viaoeste, e também estão sendo convidados a promover ações para arrecadação de lacres nas escolas, como gincanas e atividades para no período do recesso escolar de julho.

A campanha começou há menos de uma semana e algumas pessoas contatadas pelos voluntários da Comas já informaram ter lacres acumulados em casa e irão contribuir. “Há alguns anos, houve uma divulgação em várias cidades de que era possível trocar lacres por cadeiras de rodas e muitas pessoas começaram a juntar, mas não souberam como destinar esse material. Agora, com a campanha da Viaoeste, a proposta se concretizou e essas pessoas têm a chance de nos ajudar a conseguir uma cadeira”, acrescentou a primeira dama.

Além da finalidade social, também há pessoas que utilizavam lacres para a produção de artesanato e dispõe desse material, agora sem utilidade, em casa. “O importante é que a informação seja repassada, temos percebido que quanto mais conversamos sobre o assunto, mais gente se dispõe a ajudar e muitos já têm garrafas cheias de lacres para nos entregar”, finalizou Amália.

Quanto à destinação da cadeira, a Comas informa que será utilizada para ajudar pessoas que necessitam. A comissão já mantém um banco de empréstimo desses equipamentos para pessoas carentes e uma nova cadeira certamente aumentará a capacidade de atendimento desse serviço.

Campanha Lacre Solidário

A Campanha Lacre Solidário é uma iniciativa da CCR – Viaoeste que começou o desafio internamente, envolvendo funcionários de todos os setores da concessionária, incluindo administração, diretoria, funcionários dos pedágios e operacionais. A coordenação da atividade foi da Ouvidoria da empresa, que se encarregou de divulgar e motivar a participação dos colaboradores.

“A ação foi um sucesso e, em nove meses, conseguimos converter os lacres arrecadados em dez cadeiras de rodas destinadas para pessoas carentes. Foi assim que surgiu a ideia de estender a campanha para os cidades da nossa área de concessão”, explicou o diretor de Relações Institucionais Sérgio Ribeiro durante a apresentação do projeto aos representantes dos municípios na semana passada.

O diretor explica que a ação também tem valor ambiental, já que destina o alumínio para reciclagem. O alumínio de 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres é vendido e revertido em uma cadeira de rodas. 

Outras informações sobre a campanha Lacre Solidário em Votorantim podem ser obtidas pelo telefone da Comas: 3353-8662.