Início Agentes da Zoonoses intensificam ações no combate a dengue        Votorantim, 26 de julho de 2014  -   14:11:29                                 
Agentes da Zoonoses intensificam ações no combate a dengue PDF Imprimir E-mail
Sex, 21 de Janeiro de 2011 13:27

Dentro das ações preventivas no combate a dengue desenvolvidas de forma permanente pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim, os agentes percorrem os bairros para identificar os focos do mosquito, eliminando os criadouros.

 

 

Nesse combate, a equipe realizou o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Desde o início do mês os bairros visitados foram: Jardim Maria José, Centro, Jardim Serrano, Jardim Icatu, Jardim Rodrigues, Parque Bela Vista e Bandeirantes. A ação tem como meta mapear os pontos mais críticos onde há larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Na próxima semana os locais a serem visitados são: o Parque São João, Bandeirantes, Mirante dos Óvnis, Vila Pedroso e Parada do Alto.

 

Outro serviço que está sendo realizado é o bloqueio, que ocorre quando há casos suspeitos. Esse trabalho foi realizado na Vila Santo Antonio, Jardim Paulista, Vila Monteiro, Vila Nova Votorantim, Jataí II, Jardim Serrano, Parque Morumbi, Vila Amorim e Jardim Tatiana. Na próxima semana as equipes prosseguem intensificando as visitas nas residências para o combate aos possíveis criadouros.

 

Os agentes também estiveram percorrendo pontos estratégicos como borracharias, garagens, funilarias e galpões de materiais recicláveis, levando orientação e entregando panfletos.

 

Outro local que conta com a presença de agentes é o PA (Pronto Atendimento). Até esta sexta-feira (21), os pacientes que passarem pelo local vão receber as orientações da Zoonoses no combate a dengue. A partir da próxima semana o trabalho prossegue nas Unidades Básicas de Saúde. 

 

A colaboração de todos é fundamental para diminuir o risco. Portanto é necessário manter as casas livres de criadouros do mosquito. O munícipe que tiver alguma dúvida deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 3243-3807, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 08 às 17 horas.