Início Conselho de Educação        Votorantim, 31 de outubro de 2014  -   12:05:37

Conselho Municipal de Educação de Votorantim - CME

O Conselho Municipal de Educação de Votorantim (CME), acompanha todas as ações desenvolvidas no âmbito deste município, voltadas à área da Educação.

O Conselho é constituído por 10 (dez) membros nomeados pelo Prefeito Municipal, sendo:

- REPRESENTANTE DO ENSINO PARTICULAR FUNDAMENTAL E MÉDIO:
- REPRESENTANTE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL INFANTIL:
- REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS:
- REPRESENTANTE ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO DE VOTORANTIM:
- REPRESENTANTE DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE VOTORANTIM:
- REPRESENTANTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE:
- REPRESENTANTE DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO:
- REPRESENTANTE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL:
- REPRESENTANTE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL;
- REPRESENATANTE DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE VOTORANTIM.

MISSÃO:

O Conselho Municipal de Educação tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade e da comunidade educacional votorantinense no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da Educação Municipal de Votorantim.

ATRIBUIÇÕES:

As atribuições do Conselho Municipal de Educação são consultivas, deliberativas e fiscalizadora, cabendo-lhe aprovar regimento interno, propor diretrizes para os Planos Municipais de Educação, autorizar cursos, séries ou ciclos, fiscalizar e avaliar a política municipal de Educação Básica, zelar e incentivar o aprimoramento da qualidade do ensino, observar o cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação.

É prerrogativa do Conselho exercer as atribuições conferidas pela Lei Municipal 1287, de 08 de julho de1997.

COMPETÊNCIAS DO CONSELHO:

I – prestar assessoramento ao Executivo Municipal, no âmbito das questões relativas à educação, e sugerir medidas no que tange à organização e ao funcionamento da rede municipal de ensino, inclusive no que respeita à instalação de novas unidades escolares;
II – promover e realizar estudos sobre a organização do ensino municipal, adotando e propondo medidas que visem à sua expansão e ao seu aperfeiçoamento;
III – participar na elaboração do Plano Municipal de Educação;
IV – exercer fiscalização sobre as atividades referentes à assistência social escolar, no que diz respeito às suas efetivas realizações, estimulando-as e propondo medidas tendentes ao aprimoramento dessas mesmas atividades;
V - emitir parecer sobre os assuntos de ordem pedagógica e educativa que lhe sejam submetidos pela Administração Municipal, através do seu órgão próprio;

MESA DIRETORA

Presidente do Conselho Municipal de Educação