Início        Votorantim, 22 de outubro de 2014  -   02:46:35                                 
Feira Ambiental marca o Dia da Água em Votorantim PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Março de 2010 17:10

Com o tema “Águas de Março” a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Votorantim, promoveu nesta segunda-feira (22), a Feira Ambiental para celebrar o Dia da Água. Alunos da rede municipal e estadual de ensino, além da comunidade marcaram presença no evento.

 

A Feira Ambiental contou ainda com a participação de alunos das seguintes universidades: Uniso, Unip, Ufscar e Puc; das Organizações Não Governamentais Água Vida e Reino Animal; Polícia Ambiental; Corpo de Bombeiros; Sindicato Rural de Sorocaba e Região, SESI, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Votorantim; Secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente, além do Instituto Fartura e dos escoteiros do grupo Vuturaty.

 

Várias tendas foram montadas em frente ao Paço Municipal para acomodar as entidades que fizeram exposições de seus trabalhos. Em todos os espaços o tema estava relacionado a água, o que despertou em muito a atenção do público que esteve presente.

 

As atividades relacionadas ao dia da água prosseguem com a programação até o próximo sábado (27).

 

Programação da Semana da Água

 

DIA 23

 

EXPOSIÇÃO “REPRESA DE ITUPARARANGA 1911-1914” e DOCUMENTÁRIO “DESCENDO RIO SOROCABA”

Exposição de fotos da construção da barragem de Itupararanga e exibição de documentário sobre o rio Sorocaba.

- Horário: 09 às 16 horas

- Local: Centro de Educação Ambiental, praça Zeca Padeiro, s/nº

 

 

DIA 24

 

LANÇAMENTO DA CAMPANHA EDUCATIVA “ÁGUA É VIDA” e TEATRO DA ÁGUA

- Horário: 15 horas

- Local: EMEF “Walter Rocha Camargo” - Conjunto Hab. Mário Augusto Ribeiro

 

 

DIA 25

 

OPERAÇÃO “LIMPEZA RIO SOROCABA” e DIA DO RIO SOROCABA

Com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Votoran, Caturro Navegantes e Secretaria de Meio Ambiente.

- Horário: 09 horas

- Local: Praça Zeca Padeiro, s/nº

 

 

DIA 26

 

LANÇAMENTO DO “PROJETO DE RECUPERAÇÃO DA MATACILIAR DO RIO SOROCABA”

- Horário: 10 horas

- Local: Estação de Tratamento de Esgoto de Votorantim – bairro Ângelo Vial, av. Reverendo José Manoel da Conceição.

 

 

DIA 27

 

NAVEGAÇÃO RIO SOROCABA

 

Com grupo Caturro Navegantes, Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim e Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba.

- Horário: partida às 09horas

- Local: início na Cachoeira da Chave, em Votorantim, e chegada no Parque das Águas, em Sorocaba.

 

 
Jardim Novo Mundo ganha Centro de Referência e Assistência Social nesta quarta-feira (24) PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Março de 2010 17:02

Como parte das atividades comemorativas ao aniversário de Instalação do Município de Votorantim, a Prefeitura por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), inaugura nesta quarta-feira (24), às 10 horas, a segunda unidade do Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

 

Este será o segundo Cras do município e vai funcionar na rua Padre Luiz Scrosoppi, 260, no Jardim Novo Mundo, com atendimento de segunda à sexta-feira das 08 às 16 horas. A unidade visa desenvolver ações que integrem famílias em risco social aos diversos grupos da sociedade. O serviço é vinculado ao Governo Federal, que tem a função de descentralizar as ações sociais para áreas de vulnerabilidade.

 

A primeira unidade do Cras fica no Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro. É por meio dessas unidades que são desenvolvidas as ações que trabalham a auto-estima, a valorização da família e a qualificação para geração de renda, famílias de baixa renda que viviam sem perspectivas e estavam vulneráveis às influências da sociedade podem oferecer estrutura social aos filhos e outros familiares.

 

Para a Prefeitura o Cras é uma forma de fazer com que a população tenha acesso aos serviços públicos e oportunidade de buscar alternativas de uma vida melhor.

 

O Cras é formado por uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e auxiliares que através de um mapeamento identificam as famílias que precisam da assistência social, no sentido de reintegrar as pessoas à comunidade.

 

Entre os atendimentos oferecidos nas duas unidades estão cursos de culinária, cabeleireira, reciclados, tricô e crochê, atendimento psicológico, visitas domiciliares de assistentes, núcleos de alfabetização em parceria com outras secretarias e programas sociais.

 

Para estar inserido nos programas é necessário se cadastrar no Sistema Único de Assistência Social através do Bolsa Família. O cadastramento é feito na Secretaria de Cidadania, que fica na avenida Moacir Oséias Guitte, 41.

 
Prefeitura entrega nova instalação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Março de 2010 16:52

A Prefeitura de Votorantim por meio de Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), entrega na próxima quarta-feira (24), às 16h30 as novas instalações do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). O espaço, situado na rua Paula Ney, 125, é voltado ao atendimento de crianças e jovens vítimas de violência e agressões ou que estão em situações de risco por negligência, abandono, maus tratos, violação física e psicológica.

 

O Creas, que até então, atendia junto a Casa do Adolescente, na avenida Luiz do Patrocino Fernandes, no Rio Acima, realiza em média 100 atendimentos por mês e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. A partir do trabalho e acompanhamento especializado, garante os direitos das crianças e adolescentes interrompendo os riscos aos quais estão expostos e busca contribuir para que os autores da agressão ou exploração sejam responsabilizados.

 

Com um novo prédio entregue a comunidade, a unidade realiza um atendimento individual formado por profissionais da área de assistência social, psicologia e direito que trabalham de forma integrada para fornecer os serviços de orientação e apoio especializado; acompanhamento dos jovens em liberdade assistida e enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual.

 

A violência contra a criança e adolescente é um crime que muitas vezes ocorre dentro de casa. Proteger as vítimas é proporcionar uma vida sem feridas emocionais e com qualidade.

 
«InícioAnterior1011101210131014101510161017101810191020PróximoFim»

Página 1016 de 1174